Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Unidades de saúde já vacinam contra febre amarela

Unidades de saúde já vacinam contra febre amarela

Vacina da Febre Amarela-foto Jorge Magalh_es (2)

As 15 mil doses da vacina contra febre amarela, envidadas à Secretaria de Saúde de Feira de Santana, pelo governo federal, já foram distribuídas às unidades de saúde. Serão usadas no reforço vacinal contra a doença.

Para a OMS (Organização Mundial de Saúde) aplicação da vacina é a forma mais importante de prevenir esta doença. A instituição considera que para atingir os objetivos, a imunização deve atingir 80% da população.

Ao todo serão enviadas a Feira 350 mil doses extras do imunizante, que serão entregues à medida que os lotes que estejam na Rede de Frio sejam aplicados na população. O acesso à vacina é universal – dentro do grupo preconizado.

Vacina da Febre Amarela-foto Jorge Magalh_es (9)

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, afirmou que não há necessidade de corrida aos locais de vacinação porque não há registro da doença em humanos em Feira de Santana.

Mas, idosos a partir de 60 anos devem apresentar recomendação médica para ser imunizado. Os especialistas não a recomendam para grávidas, quem está amamentando, quem está em tratamento contra câncer, aids, bem como portador de imunodeficiência.

Podem toma-la crianças a partir de nove meses. A eficácia é de 95% e a proteção é de dez anos. A vacina começa a fazer efeito no organismo depois do 10º dia da aplicação. Quem já tomou duas doses não mais precisa de reforço, pois já está imunizado para o resto da vida.

|SECOM

OUTRAS NOTÍCIAS