Tropas Militares começam a chegam em Salvador dia 23 para a Copa do Mundo

Tropas Militares começam a chegam em Salvador dia 23 para a Copa do Mundo

650x375_arena-fonte-nova-verredura_1410820

A partir do próximo dia 23, tropas militares e equipamentos começam a chegar a Salvador para as ações de defesa durante o Mundial de Futebol 2014. Assim como na Copa das Confederações, parte do material utilizado foi projetada para uso em guerra.

A diferença, desta vez, é que o número de militares é menor na comparação entre os dois torneios. No evento do ano passado, foram escalados 3.200 militares. Para a Copa do Mundo, houve uma redução de 28%, com cerca de 2.300 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica.

O capitão-de-corveta Flávio Almeida explica que, desta vez, o efetivo está dividido por mais cidades-sede. São 12 no Mundial contra 6 na Copa das Confederações.

Almeida destaca, ainda, que, com base na experiência da competição de 2013, os 2.300 militares são suficientes. “Esse número que temos agora é suficiente. É absolutamente adequado”, afirma.

As ações de defesa, executadas pelas Forças Armadas, complementam as de Segurança Pública (relativas a prisões, policiamentos ostensivo e outros).

Em Salvador, a coordenação ficou com a Marinha, a cargo do vice-almirante Luiz Henrique Caroli, que terá responsabilidade também por cidades como Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Mata de São João, também na Bahia, e Aracaju (SE), locais onde ficarão as seleções que disputarão o torneio.

As ações serão coordenadas a partir de um Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA), instalado na sede do Comando do 2º Distrito Naval, no Comércio.

“No CCDA, que será ativado no dia 23, há equipamentos que nos dão informações de câmeras, das tropas e de helicópteros”, ressalta o capitão-de-corveta.

No Centro, ficarão também representantes da Secretaria da Segurança Pública (SSP), polícias Militar e Federal. A primeira partida na capital baiana ocorrerá no dia 13 de junho (Espanha X Holanda). Haverá, também, Alemanha X Portugal (dia 16/6); Suíça X França (20/6); Bósnia X Irã (25/6); Oitavas de final (1º/7); Quartas de final (5/7).

OUTRAS NOTÍCIAS