Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Trilha da caatinga foi aberta no Parque da Cidade

Trilha da caatinga foi aberta no Parque da Cidade

A trilha da caatinga, que integra o projeto Jardim da Caatinga do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, já foi concluída pelo Departamento de Áreas Verdes. São 35 mil metros lineares entre árvores e plantas típicas do bioma genuinamente brasileiro. É um espaço ainda em construção, mas que já vem sendo explorado pelos visitantes. Na manhã deste sábado, 1º, o prefeito José Ronaldo de Carvalho esteve no local.

Na oportunidade, o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, fez uma uma apresentação in loco de todo o projeto. A previsão é que o Jardim da Caatinga esteja 70% concluído dentro de um ano – o prazo para a conclusão total é de três anos. O equipamento terá uma área total de 165 mil metros quadrados.

“Serão mais de mil espécies de árvores e plantas da caatinga, depois de concluído o projeto. Já temos aqui uma enorme variedade, além de cerca de 600 espécies já selecionadas”, explica Deodato. No local já podem ser vistas plantas e árvores como a “barriguda lisa”, “espinhadeira santa”, “claraideira”, “macambira”, “gravatá”, “angico”, “juazeiro”, dentre outras.

Para o prefeito José Ronaldo, a iniciativa irá valorizar ainda mais o Parque da Cidade, que concentra a maior área verde da zona urbana do município. “Sabemos que a caatinga é um bioma único de nosso país e uma das referências do interior da região nordeste. E o Jardim da Caatinga, de Feira de Santana, poderá servir futuramente, além do aspecto turístico, como campo de estudo para faculdades e universidades que tem cursos nas áreas de botânica e ecologia”, salientou.

O Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho recebeu, somente no ano passado, 160 mil visitantes. O equipamento fica aberto quase todos os dias – exceto as segundas-feira, quando passa por manutenção.

 

OUTRAS NOTÍCIAS