Três esferas do Ministério Público se uniram para atuar em questões relativas à saúde

Três esferas do Ministério Público se uniram para atuar em questões relativas à saúde

6299a4821b7b35eabfab5334effc6e24

Três esferas do Ministério Público – Estadual (MP-BA), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT) – se uniram para atuar conjuntamente e coordenadamente em questões relativas à saúde. O ato de formalização do Fórum o MP e a Saúde na Bahia aconteceu na tarde desta segunda-feira (05/05) na sede do MP-BA, com a presença dos procuradores-chefes das três instituições no estado.

A inteção é criar um espaço para debates, intercâmbio de dados, integração e principalmente de integração de ações. O fórum é pioneiro no Brasil e pode representar um alento apara se enfrentar os graves problemas da saúde pública e privada no Brasil. Para o procurador-chefe do MPT na Bahia, Alberto Balazeiro, “o MP é um só, apesar de organizado por ramos, e muitas vezes a atuação separada de cada ramo gerava problemas e dificultava a obtenção dos objetivos pretendidos”.

“O nosso foco é único, que é a garantia à população do acesso a saúde de qualidade e vai ser muito mais fácil atuar de forma coordenada”, previu o procurador-chefe do MPF no estado, Pablo Barreto. Já o anfitrião do ato, o procurador-geral de Justiça e chefe do MP-BA, Márcio Fahel, lembrou que “é preciso desdobrar esse term de compromisso em um regimento e em atuações realmente conjuntas.” O coordenador do Centro de Apoio Operacional em Defesa da Saúde do MP-BA, Rogério Queiroz, também presente ao encontro, acredita que o fórum tratá bons resultados práticos. “Já não era sem tempo criar essa integração. Afinal precisamos antecipar os problemas antes que haja um reflexo direto sobre o cidadão.

Já o procurador do MPT Rômulo Almeida, lembrou do simbolismo da atuação conjunta: “Teremos mais força e melhores resultados. Quando, por exemplo, a gente questiona o meio ambiente de trabalho dos médicos e enfermeiros, está trabalhando também para a melhoria do atendimento ao cidadão.”

OUTRAS NOTÍCIAS