Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Tratamento de Fisioterapia Domiciliar devolve esperança a pacientes

Tratamento de Fisioterapia Domiciliar devolve esperança a pacientes

foto Raylle Ketlly - Fisioterapeuta André Luiz Villa Flor

É no aconchego da sala de sua casa que Moisés Silva, 44 anos, se recupera de um acidente de moto, com o auxílio do serviço de Fisioterapia Domiciliar da Secretaria Municipal de Saúde. Ele já havia perdido a esperança de voltar a andar, por ter sofrido múltiplas fraturas na área pélvica e na perna direita, o levando a passar seis meses acamado.

Há três meses, acompanhado pelo município, Moisés recebe semanalmente a visita do fisioterapeuta, André Villa Flor. O paciente conseguiu recuperar os movimentos das pernas e sente-se entusiasmado.

“O tratamento fisioterápico me devolveu a esperança de voltar a andar. Há cada resultado positivo me sentia entusiasmado e motivado a continuar o tratamento”, relata Moisés (foto), enquanto realiza os exercícios com o auxílio do profissional.

Foto Raylle Ketlly 0004

Para o fisioterapeuta do programa, André Villa Flor, o resultado não seria alcançado em tão pouco tempo sem a colaboração do paciente. “Ele é muito disciplinado, oriento exercícios para ele fazer nos finais de semana e ele realiza todos. Sem essa parceria não obteríamos tanto resultado”, afirma.

Com seis fisioterapeutas, cada profissional atende uma média de 10 pacientes por dia. Em casos mais delicados, o beneficiado pode receber entre duas a três visitas por semana. Entre as atividades realizadas pelos profissionais estão: alongamento, fortalecimento muscular, mobilização articular, treino e coordenação de equilíbrio.

“A paciente mais velha em tratamento possui 99 anos, ela sofreu uma queda e lesionou o fêmur. Os casos mais comuns de pacientes em tratamento são jovens vítimas de acidente de moto e vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral)”, ressalta o fisioterapeuta André Villa Flor (foto).

A solicitação das atividades reabilitadoras é feita através dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde ao setor da Divisão de Enfermagem.

OUTRAS NOTÍCIAS