Testes de HIV estão disponíveis em mais de 100 unidades de saúde em Salvador

Testes de HIV estão disponíveis em mais de 100 unidades de saúde em Salvador

RTEmagicC_testehiv.jpg

Uma noite de sexo desprotegido e uma dúvida. Será que houve contaminação por HIV? Mais de 100 postos de saúde da capital baiana disponibilizam testes rápidos anti-HIV. O procedimento é muito parecido com o teste de glicemia: de uma picada do dedo do paciente é obtida uma gota de sangue, que será disposta em uma pequena placa.

Após 30 minutos, em média, o resultado aparece. Uma linha vermelha indica que o resultado é negativo, e se duas linhas surgem no mostrador, o resultado é positivo para a presença do vírus.

“Se o teste rápido aponta a presença do vírus, obrigatoriamente realizamos um segundo teste para confirmar. Se este também der positivo, encaminhamos o paciente para uma das três unidades de serviço de assistência especializada: Liberdade, São Francisco (Nazaré) e Marymar Novaes (Dendezeiros)”, esclarece a coordenadora do Programa de Combate às DSTs/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Guimarães.

“Todos os que chegarem aos postos e tenham mais de 13 anos podem solicitar o teste anti-HIV”, diz. Na Bahia foram registrados 26.268 casos de Aids desde que a doença começou a ser notificada no estado, em 1984. Deste total, 16.974 casos foram contabilizados de 2005 até os dias atuais: 10.311 (60%) em homens e 6.663 (40%) em mulheres, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

OUTRAS NOTÍCIAS