Testagem para HIV em 15 minutos

Testagem para HIV em 15 minutos  Robelio Junior - 02-12-2013 (3)

 

Testagem para HIV em 15 minutos  Robelio Junior - 02-12-2013 (3)

O exame é rápido e indolor. Uma simples furadinha no dedo já é o suficiente para coletar o sangue que será submetido à análise. O resultado é apresentado em 15 minutos. O procedimento é do teste rápido do HIV/aids, que é utilizado para diagnosticar se uma pessoa é infectada ou não pelo vírus da Aids.

 Até sexta-feira, 6, a Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de DST/HIV/aids, está realizando testagem rápida nas policlínicas e no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda.

 A iniciativa que começou no domingo, 1º de dezembro, na Policlínica do Tomba, quando foram feitos 50 atendimentos, no período das 8h às 13h, visa ampliar o diagnóstico da doença, uma vez que há pessoas que desconhecem ser portadores do vírus.

 Nesta segunda-feira, 2, o teste rápido foi disponibilizado na Policlínica Francisco Martins da Silva, no bairro Rua Nova. Aos 73 anos, o aposentado Severo Bispo dos Santos diz não ter motivos para vergonhas e nem preconceitos. “As pessoas devem cuidar é da saúde”, disse.

 A dona de casa Eliene Guedes, 57, considera importante a iniciativa e ressalta que esta é uma forma também de alertar às pessoas os métodos para evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

 “Já fiz o teste. Meu marido e filhos também. Não custa nada e é uma forma de saber se a pessoa tem o vírus da doença ou não, por isso acho que campanhas como esta deveriam sempre existir”, afirma.

 Antes da coleta, as pessoas são submetidas a um questionário de perguntas. Após, aguarda-se o resultado, que é apresentado em 15 minutos. Durante o aconselhamento também são distribuídos preservativos. (Renata Leite)

 Programação para os próximos dias:

 03/12 – Policlínica do Parque Ipê

04/12 – Policlínica do Feira X

05/12 – Policlínica do distrito de Humildes

06/12 – Policlínica do George Américo

No Centro Especializado de Saúde, o Teste Rápido do HIV/aids será feito durante toda esta semana, das 7h às 11h e das 13h às 17h .

OUTRAS NOTÍCIAS