Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

SMTT faz vistoria preventiva nas plataformas de acessibilidade aos ônibus durante Expofeira 2018

SMTT faz vistoria preventiva nas plataformas de acessibilidade aos ônibus durante Expofeira 2018

992018170520

Visando garantir preventivamente a segurança do usuário que utiliza o serviço de transporte coletivo urbano para ter acesso à 43º Exposição Agropecuária de Feira de Santana, a Expofeira 2018, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) montou esquema de fiscalização diário para vistoria da frota de cem ônibus que operam especialmente durante o evento.

Nas inspeções interna e externa do veículo os fiscais da SMTT checaram o funcionamento do sistema eletro-hidráulico das plataformas elevatórias (elevadores) independentes para acessibilidade aos ônibus, tecnologia fundamental que proporciona qualidade, segurança e conforto durante a oferta do serviço às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Atenção redobrada

“Tivemos atenção redobrada preventiva para este item que melhora a qualidade de embarque de pessoas com necessidades especiais, neste caso, o usuário, reduzindo ainda o tempo de embarque”, explica o secretário Saulo Figueiredo.

A fiscalização da SMTT também inspecionou, no interior dos ônibus, a área reservada para cadeira de rodas ou acompanhada de cão-guia com todos os dispositivos de segurança (encosto, cintos de três pontos e travas), bem como os assentos preferenciais para gestantes, pessoas com sobrepeso, bebês ou crianças de colo e idosos.

Durante a soltura nas garagens, câmeras de segurança, estado de conservação dos pneus, vidros e lentes, tacógrafos, janelas de emergência, suspensão, parte elétrica, motor, catracas mecânicas, validadores eletrônicos, instrumentos no painel e extintores estiveram entre os demais itens vistoriados.

Até a manhã de hoje (domingo, 9) mais de 15 mil pessoas utilizaram a estação especial para embarque e desembarque de passageiros montada pela SMTT no interior do Parque João Martins da Silva – especificamente na ala sul, ao lado do parque de diversões.

Destaque em acessibilidade

Comparando dados do IBGE, o Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Feira de Santana é destaque entre os 5.570 municípios brasileiros do país e também entre apenas cinco cidades baianas que possui toda a frota de ônibus (total de 250) 100% acessível.

Além disso, todos os veículos das concessionárias São João e Rosa são monitorados em tempo real por Sistema de Gestão de Frota via GPS e câmeras de segurança.

O levantamento do IBGE aponta que a Região Nordeste é a que tem o menor percentual de municípios (5,3%) com frota acessível, seguida pelo Norte (5,7%) e Sul (9,8%).

OUTRAS NOTÍCIAS