Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Seu cachorro está comendo grama? Conheça os motivos desse comportamento

Seu cachorro está comendo grama? Conheça os motivos desse comportamento

É bastante comum cães comerem grama e há diversas explicações para este tipo de comportamento. Segundo a médica-veterinária Carol Ferreira, esse comportamento do cachorro pode ser por uma série de motivos, entre eles, a especialista destaca a fome, deficiências nutricionais e até mesmo a ansiedade como alguns dos principais. Outro motivo frequente para a ingestão de mato são os desconfortos intestinais.

“A grama que os cachorros ingerem ou qualquer outra planta verde, geralmente, apresentam propriedades vegetais que podem causar uma pequena irritação gástrica nos cães fazendo com que eles vomitem e sintam um alívio imediato em seu estado de irritação e dor”, disse a médica ao BNews.

Entretanto, a médica chama atenção se cada vez que você leva o seu pet para passear no parque ele passa mais tempo comendo a grama do que se divertindo, você deve ficar atento e levá-lo a um veterinário. “Essa visita preventiva ao veterinário é importante principalmente para descartar, problemas do estômago”, afirmou.

Carol chama atenção também para a grama ingerida em parque e locais públicos. “A grama pode estar contaminada com pesticidas, químicos e até mesmo urina e fezes de outros animais”.

Conforme a especialista, a grama pode  pode atuar acelerando o trânsito gastrointestinal canino. Isso, por sua vez, não é algo necessariamente negativo. O problema é que, na maior parte das vezes, os tutores não conseguem garantir a procedência da grama. E justamente quando não se sabe que tipo de grama o cachorro pode comer há o perigo dele ter reações adversas.

“Alguns tipos de planta podem causar irritações no estômago e até intoxicações alimentares”, alerta Carol.

A veterinária diz também que nem sempre um cachorro comendo grama é sinal de qualquer problema de saúde. “Às vezes, os cães podem comer grama pelo simples fato de apreciarem o gostinho”, afirma.

Para fazer um cachorro parar de comer grama, o primeiro passo é descobrir a causa do problema. Nesse sentido, Carol  alerta que é fundamental procurar um veterinário para uma consulta.

“É importante uma visita ao médico-veterinário para examinar o cão, realizar alguns exames complementares para excluir as causas que estejam prejudicando a saúde do animal”, disse.

Informações: BNews

OUTRAS NOTÍCIAS