Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Semmam vai realizar força-tarefa na Serra de São José: local tem sido alvo de degradações ambientais

Semmam vai realizar força-tarefa na Serra de São José: local tem sido alvo de degradações ambientais

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semmam), vai realizar uma força tarefa junto a representantes evangélicos e esportistas para recolher todo o lixo descartado irregularmente na Serra de São José, em Pé de Serra, distrito de Maria Quitéria (São José). O local, que é considerado privilegiado para a prática de voo livre, tem sido alvo de degradações ambientais.

Durante esta semana, o órgão ambiental recebeu denúncia dos problemas ambientais que têm ocorrido com frequência na Serra de São José. Na manhã desta quarta-feira, 15, uma equipe do Departamento de Educação Ambiental esteve na localidade. Foram constatadas pichações em rochas, lixo, fogueiras acesas e barracas clandestinas. Há também placas fixadas de forma errada.

“Embora seja uma propriedade particular, a área é de domínio público por conta da sua altitude –  passa de 200 metros do nível do mar, conforme a legislação ambiental”, explica o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias.

Segundo ele, o município vai desenvolver as ações educativas e de limpeza na área em parceria com os proprietários e as instituições da sociedade civil. “Já realizamos uma reunião com uma instituição que possui uma parte da área para planejar algumas medidas e vamos identificar e dialogar com os outros proprietários”, afirma.

A Semmam também vai produzir uma cartilha de educação socioambiental sobre os cuidados que se devem ter ao visitar a serra. “Vamos realizar uma força tarefa na Serra de São José, respeitando o limite de pessoas conforme as recomendações para evitar o contágio pelo coronavírus”.

OUTRAS NOTÍCIAS