Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Sem necessidade de agendamento cartórios eleitorais passam a atender eleitores

Sem necessidade de agendamento cartórios eleitorais passam a atender eleitores

O eleitor tem até o próximo dia 4 de maio para solicitar os serviços da Justiça Eleitoral. Quem perder esse prazo e não tiver tirado a 1ª via do título ou estiver com o documento cancelado, não poderá votar nas Eleições Gerais 2022, marcadas para 02 de outubro. Os cartórios de todo o estado retomaram o atendimento por demanda espontânea. Com isso, os cidadãos que precisarem dos serviços da Justiça Eleitoral poderão comparecer às suas respectivas zonas eleitorais sem a necessidade de agendamento. 

Para ser atendido, o cidadão precisará apresentar um documento de identidade oficial (com foto) e comprovante de residência. Na capital, os cartórios eleitorais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para consultar o endereço e o horário de atendimento dos cartórios do interior, o interessado poderá acessar o site do TRE baiano (www.tre-ba.jus.br) e seguir o caminho: Eleitor e eleições > Serviços, horários e locais > Atendimento no interior do Estado – Cartórios e demais Postos.

Antes de sair de casa

O TRE da Bahia alerta para que, antes de sair de casa, o eleitor verifique sua situação cadastral. Para isso, é possível acessar os canais virtuais de atendimento do TRE-BA, disponíveis no site do Eleitoral (www.tre-ba.jus.br), WhatsApp (71 3373-7000) e Telegram (@maiatrebot). Confira passo a passo:

Site: no site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), navegue por: Eleitor e eleições > Situação Eleitoral. Nessa página, a consulta pode ser feita por nome ou pelo número do título. Nos dois casos, é possível também realizar a consulta pelo número do CPF.

WhatsApp (71 3373-7000): para consultar a situação eleitoral via WhatsApp, basta adicionar o número 71 3373-7000 entre seus contatos ou acessar este link direto e, por meio do aplicativo de mensagens instantâneas, iniciar a conversa. Dentre as opções oferecidas pelo atendimento virtual, escolha a opção 1 (Título de Eleitor). Em seguida, escolha a opção de número 2 (Situação Eleitoral). O próximo passo será informar, caso saiba, o número do título. Nesse caso, informe a opção 1. Caso não saiba o número do documento, você poderá optar pelo número 2 (Não). Nesse caso, será solicitado que informe o número de CPF. Caso também não saiba o número de CPF, ainda é possível realizar a consulta informando nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

Telegram (@MaiaTREbot): a consulta da situação eleitoral também poderá ser feita via Telegram, bastando buscar por @MaiaTREbot no aplicativo ou acessar este link direto. Após iniciar a conversa, você deverá clicar nas opções sugeridas pelo atendimento virtual: Título de Eleitor > Situação Eleitoral. A partir daí, será necessário informar o número do título eleitoral ou CPF. Também há a opção de consulta por nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

Além das opções acima, o Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE) atende ainda via Central Telefônica, por onde também é possível consultar a situação eleitoral. A central funciona pelo número (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.   

Foto: Ed Santos 

OUTRAS NOTÍCIAS