Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Secretaria de Saúde esclarece sobre morte de bebê

Secretaria de Saúde esclarece sobre morte de bebê

Denise

A propósito do ocorrido com a criança Joanderson Jesus da Silva, de 1 ano e 14 dias, que faleceu na madrugada desta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde faz esclarecimentos, tendo em vista o desespero da família, em dúvida acerca das causas deste fato trágico.

Conforme divulgado em alguns veículos de comunicação, a mãe do bebê suspeita que vacinas aplicadas na criança podem ter motivado o óbito, por alguma razão.

No entanto, temos a esclarecer que as vacinas foram administradas para o bebê da maneira como preconiza o Ministério da Saúde e  estavam rigorosamente dentro do prazo da validade.

Foram as seguintes, as vacinas aplicadas: Tríplice Viral e Hepatite A, primeira dose. Peneumocócica e Meningocócia conjugada c, segunda dose.

Reiteramos que todos os imunobiológicos administrados estão de acordo com o calendário vacinal estabelecido pelo ministério da saúde e foram aplicados por uma profissional com experiência e capacidade técnica para tal.

Sobre a interação medicamentosa de vacinas, não há nenhum registro de que elas causem dano à saúde, muito menos que possam levar a óbito. Lembramos que a vacinação é um programa nacional de prevenção de doenças e acontece em todo o país obedecendo aos mesmos critérios,  não havendo, absolutamente, histórico de mortes.

A criança que havia passado o dia bem apresentou febre só a noite, dando entrada na Policlínica do distrito de Maria Quitéria somente na madrugada. Com os sinais vitais comprometidos, o menor apresentou quadro de cianose, que se caracteriza pela aparência das extremidades arroxeadas, em detrimento ausência de circulação sanguínea, e falta de ar.

A equipe plantonista usou de todos os recursos para salvar a vida, mas infelizmente não obteve êxito. Toda a equipe da Secretaria de Saúde lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares do pequeno Joanderson Jesus da Silva. Estamos à disposição das autoridades para prestar informações e dar todo o apoio que esteja ao nosso alcance. Nossa missão é oferecer com responsabilidade e capacidade técnica os serviços de saúde para a nossa população.

Relembre o caso: Bebê de 1 ano morre após tomar vacinas em Feira de Santana

| Secretaria de Saúde

OUTRAS NOTÍCIAS