Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

SEC promove live sobre o ENEM e programas de preparação para o exame

SEC promove live sobre o ENEM e programas de preparação para o exame
Com o objetivo de apresentar os recursos pedagógicos dos seus programas e projetos que tratam da preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta quinta-feira (17), a live “ENEM 100%”. Durante o encontro, iniciativas como ENEM 100%, Universidade para Todos (UPT) e TV Educa Bahia, além das parcerias firmadas pela SEC, foram destacadas, bem como questões como o período de inscrição para o ENEM, que acontece de 30 de junho a 14 de julho , e poderá ser feita clicando aqui.
Mediadora da live, a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, falou do ENEM 100%, projeto implantado em 2017 pela SEC, que tem como objetivo principal orientar, mobilizar e fomentar a participação do estudante do Ensino Médio no ENEM. “Fizemos com os nossos estudantes e educadores o primeiro diálogo deste ano sobre o projeto ENEM 100% e outras ações da SEC, incluindo o Universidade Para Todos (UPT), e, a partir daqui, continuar fazendo esse movimento de animação para o ENEM 2021, junto à nossa rede estadual de ensino”, relatou.
O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou sobre o Universidade Para Todos (UPT), programa coordenado pela SEC executado em parceria com as universidades públicas (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFRB), que oferta 12 mil vagas por ano, distribuídas em 156 municípios e 225 locais de funcionamento. “O Universidade Para Todos é uma das ações da SEC voltadas para o fortalecimento das aprendizagens e da preparação dos estudantes concluintes e egressos do Ensino Médio da rede estadual para os processos seletivos de acesso ao Ensino Superior, e, em 2020. O UPT teve o reconhecimento do governador Rui Costa, um programa de Estado”.
Durante a live, foram exibidos vídeos com depoimentos enviados por ex-estudantes da rede estadual que conquistaram uma vaga na universidade, atingindo notas superiores a 900 na redação. Um deles foi João Mário Argolo, ex-aluno do Colégio Estadual Anísio Loureiro, no distrito de São João do Panelinha, em Camacan. “Passei em Engenharia de Transporte e Logística na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Para alcançar o meu objetivo, tive uma rotina de estudos remotos. Utilizei o UPT, através do qual aprendi muito com os professores sensacionais que tive lá, e o ENEM 100%, que ofereceu aulas muito boas”, contou.
Também participaram da live João Vianney, diretor da Rede ENEM, que oferta o curso ENEM Gratuito, e Eduardo Cavalcanti, diretor do Gokursos/Ser Educacional, que dispõe o curso ENEM 360º, parceiros da Secretaria da Educação, na proposta de inclusão social no acesso ao Ensino Superior, além de Lucas Barbosa, professor de Biologia do Colégio Estadual Rômulo Galvão, de Caldeirão Grande, que falou do seu projeto “Dois professores, um podcast”, realizado em parceria com o colega Paulo Saldanha.
Informações: SEC

OUTRAS NOTÍCIAS