Sarney diz que “anarcopopulismo” coloca Brasil como “república de bananas”

317322-IMAGEM_NOTICIA_0

O ex-presidente da República e um veterano da política brasileira, José Sarney, afirmou que o “anarcopopulismo” em curso gera um clima constante de “instabilidade” no Brasil e o equipara a países hoje considerados uma “república de bananas”.

Aos 91 anos, Sarney lembrou a tentativa de golpe nos Estados Unidos com a tentativa de invasão ao Capitólio, estimulada por Donald Trump que constantemente colocava em cheque a credibilidade do sistema eleitoral e insinuava a ocorrência de fraudes, semelhante ao que Jair Bolsonaro promove no Brasil.

Na sabedoria de quem foi não só presidente da República, mas do Senado e tem uma trajetória de décadas de comando no Maranhão, ele diz a internet promoveu mudanças importantes, mas “matou a verdade”, dando voz a diferentes versões de uma mesma história. Segundo Sarney, se o golpe fosse dado nos EUA, seria difícil “dormir tranquilo” em todo o mundo.

“A internet trouxe uma mudança fantástica à humanidade. Primeiro, matou a verdade, não se sabe onde ela está. São tantas versões que não se sabe mais qual é a verdadeira. Deus quis que a resistência ao golpe não se tenha tornado uma fake news, porque, se os Estados Unidos estivessem vulneráveis, como queria o Trump, ninguém poderia dormir tranquilo”, diz Sarney no artigo publicado no jornal O Estado do Maranhão.

Além da Covid-19, lembra o ex-presidente, que só no Brasil já vitimou mais de 560 mil pessoas, hoje o país sofre com uma outra doença, que é é a “Covid da democracia” e que ameaça a “liberdade”.

“Neste momento em que o mundo vive tantas crises, não podemos aceitar mais uma, tão danosa quanto a da Covid-19, a Covid da democracia. A primeira ameaça a vida, e a segunda, a liberdade. Valha-nos Deus”, lamenta.

Informações: Agência Brasil 

OUTRAS NOTÍCIAS