Salvador ganhará Centro de Tratamento Oncológico para pacientes do SUS

IMAGEM_NOTICIA_5-40

A capital baiana ganhará um novo Centro de Tratamento Oncológico que atenderá pacientes integralmente via Sistema Único de Saúde (SUS), dentro das instalações do Hospital Santa Izabel (HSI), em Nazaré. O convênio para início imediato das obras foi firmado pelo prefeito Bruno Reis, ao lado do secretário municipal da Saúde (SMS), Decio Martins, e do provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, nesta sexta-feira (28), durante solenidade realizada no HSI.

O provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, disse que a unidade hospitalar realiza atualmente 2 mil atendimentos mensais numa área de 200 m², mas que, em muitos exames demandados, os pacientes precisam percorrer outros prédios do hospital. “A ideia, portanto, é criar uma estrutura para que eles sejam atendidos num só lugar, com mais rapidez e com precisão diagnóstica”, frisou o gestor.

Com a ampliação, acrescentou Alves, o espaço também aumentará oferta de microcirurgias no aparelho abdominal e permitirá acompanhamento de cirurgias de forma virtual, treinamento de equipes à distância, além de educação continuada junto aos postos de saúde e prontos atendimentos para pacientes que precisam de cuidados paliativos.

O titular da SMS, Decio Martins, reforçou a importância de dispor de um centro referência exclusivo para os pacientes do SUS, onde haverá acesso desde os serviços ambulatoriais até aos procedimentos de alta complexidade: “Esse espaço vem para suprir uma demanda de tratamento oncológico a pacientes não apenas de Salvador, mas também vindos de outras cidades da Bahia”.

Ele também lembrou dos investimentos feitos pela gestão municipal este ano em hospitais filantrópicos, citando como exemplos a ampliação de serviços de radioterapia e quimioterapia no Hospital Aristides Maltez (HAM), em Brotas, e de tratamento onco-hematológico infantil no Martagão Gesteira, no Tororó.

Fonte: Bahia Notícias

OUTRAS NOTÍCIAS