Saída temporária: 89 presos recebem o benefício para o Dia dos Pais em Feira de Santana

106613-3

106613-3

Receberam o benefício da saída temporária do Dia dos Pais, 89 detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana. Entre homens e mulheres, eles saíram da unidade prisional nesta sexta-feira (12) e deverão retornar no dia (18).

Antes de saírem, os presos participaram de um momento de conscientização e reflexão sobre o benefício da saída temporária. Segundo o diretor do presídio, o capitão da Polícia Militar (PM), Allan Silva Araújo, o objetivo da palestra foi conscientizá-los da necessidade da conduta extramuros.

“O objetivo foi conscientizar os presos da necessidade da conduta extramuros do presídio. Existe a recomendação, a prerrogativa legal de autorização de saída dos presos do semiabeto, mas isso não desobriga, muito pelo contrario, em manter uma conduta extremamente libada lá fora. O objetivo do bate-papo foi conscientizá-los dessa obrigatoriedade e fazer com que esses presos não incorram em crimes durante a saída”, afirmou.

O capitão Allan pontuou também algumas regras da saída temporária. Os presos não podem frequentar bares ou locais similares, devem se recolher em suas residências a partir das 22h, devem ter as residências informadas e não podem manter qualquer condutas que desabonem suas personalidades.

Ele enfatizou que as regras são bastante rigorosas e se os presos cometerem algum delito eles poderão ter a pena cumprida regredida e podem incorrer em um outro crime ou processo.

Tornozeleiras eletrônicas

Ainda segundo o capitão, 110 presos foram contemplados com o benefício da saída, mas só 89 saíram devido a decisão do Juiz Valdir Viana Ribeiro, que determinou que a saída acontecesse somente com o monitoramento eletrônico. Os presos que saíram sem a tornozeleira, no entanto já haviam solicitado o pedido antes da chegada do juiz na comarca, há aproximadamente dois meses. Os outros presos só deverão sair quandoo equipamento eletrônico estiver disponível.

O estado ainda não dispõe, mas já está contratando a aquisição do equipamento. O capitão disse que espera que nos próximos meses as tornozeleiras já estejam disponíveis.

OUTRAS NOTÍCIAS