Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Quando o pet precisa de suplementação alimentar? Especialista explica

Quando o pet precisa de suplementação alimentar? Especialista explica

Seja para manutenção da saúde, condições especiais ou terapêuticas, mas alguns pets precisam de suplementação alimentar equilibrada. Nos dias atuais, sempre há lançamentos de suplementação para animais de estimação que variam entre polivitamínicos e nutracêuticos, para prevenção e tratamento de doenças.

Segundo o médico-veterinário da Mundo Pet, Vladimir Lênin, esses suplementos têm a mais variada composição e devem ser prescritos por um profissional após um exame clínico do pet. Ele acrescenta que subnutrição, idade avançada, anemia e verminoses são alguns casos que se recomenda o uso de suplementação mineral.

Ainda de acordo com o especialista, além dos cuidados básicos com alimentação, prevenção de doenças, controle de parasitas e bem-estar animal, em algumas situações, a deficiência de vitaminas, proteínas, minerais ou outros elementos podem prejudicar os animais, tornando essencial o uso de suplementos, que se tornaram grandes aliados da saúde do pet.

“Os suplementos alimentares apresentam as mais diversas funções, desde ao auxílio alimentar até à prevenção de doenças, inclusive emocionais”, explica.

Vladimir detalha que o objetivo da suplementação é fornecer mais qualidade de vida aos pets e, para a utilização, é preciso passar por uma avaliação de um médico veterinário para prescrição, considerando a necessidade do animal. Ele orienta que o tutor deve verificar se o animal está menos ativo, se alimentando menos que o de costume, dormindo mais que o usual ou com possíveis dores articulares.

O veterinário alerta também que toda suplementação tem contra indicações, por esse motivo deve ser consultado um médico veterinário para que seja prescrito a suplementação adequada para o animal. “Qualquer uso indiscriminado pode gerar sobrecarga renal e hepática ou aumentar níveis de vitaminas não desejadas em alguns animais”, alerta o profissional.

Todas as lojas da Mundo Pet possuem uma clínica com médicos especializados, preparados para atender os tutores que tiverem dúvidas sobre a saúde do seu pet. Clique aqui e veja uma mais próxima de você.

Informações: BNews

OUTRAS NOTÍCIAS