Provas práticas do DETRAN passarão a ser realizadas na área do Derba

unnamed (1)

unnamed (1)

Os futuros condutores de Feira de Santana contarão com novo um local para a realização das provas práticas de direção do Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN). A previsão é que em 30 dias as provas de rua sejam realizadas no antigo pátio do Departamento de Estrada e Rodagens da Bahia (DERBA), localizado às margens da BR 116 Norte. O objetivo é oferecer uma estrutura com condições adequadas e que propicie conforto e segurança às pessoas que vão tirar habilitação.

De acordo com o coordenador da Circunscrição Regional de Trânsito em Feira de Santana (3ª Ciretran) Silvio Dias, há algum tempo o órgão buscava outro local para a realização do exame. Depois de reunião com o diretor-geral do Derba, Saulo Pontes, intermediada pelo deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, a Ciretran conseguiu a cessão do espaço do pátio do DERBA. São mais de 40 mil metros quadrados onde, futuramente, também será instalado o prédio do DETRAN.
O deputado Zé Neto avalia que a mudança é fundamental para atender as demandas atuais. “O espaço atual não comporta as necessidades. A cidade cresceu; hoje o órgão registra a compra de cerca de seis mil laudos para a primeira habilitação e realiza mais de quatro mil exames de rua mensalmente”, disse.

Silvio Dias pontuou que, atualmente, a prova prática é aplicada entre os municípios de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos, mas as condições da pista e as distâncias não oferecem conforto necessário aos condutores em formação. Para ele, além de proporcionar melhores condições em termos técnicos, o novo local vai melhorar também a questão logística. “A proximidade com a rodovia BR116 e as linhas de transporte urbano que servem à região permitirá que as pessoas tenham acesso sem grandes transtornos”, destacou.

Andamento das obras
De acordo com o coordenador da 3ª Ciretran Silvio, as obras deverão ser concluídas em 30 dias. Ele também destacou que a terraplanagem está sendo feita e a rampa para a meia embreagem está em construção. A outra etapa é a pavimentação asfáltica e então o pátio estará pronto para receber os futuros motoristas. O local vai contar também com pistas próprias para o exame de motocicleta, seguindo as normas estabelecidas pela Legislação Brasileira de Trânsito.

Formação de motoristas conscientes e responsáveis
“Já não é aceito pela nossa sociedade a quantidade de acidente que temos, motoristas que param em fila dupla, que não respeitam faixa de pedestre, que não atendem a regulamentação do trânsito, que andam em alta velocidade. A nossa preocupação é formar motoristas conscientes e responsáveis, capazes de dirigir em nossas ruas e em nossas estradas de maneira adequada. Com isso teremos um trânsito mais seguro, um trânsito mais tranquilo”, destacou coordenador Silvio Dias.

OUTRAS NOTÍCIAS