Programa leva pacientes de Feira a Salvador todos os dias

SMS Transporte de Pascientes-Pacinetes 2-foto João Mascarenhas

SMS Transporte de Pascientes-Pacinetes 2-foto João Mascarenhas

Por volta das 5h30, três micro-ônibus chegam a Estação de Transbordo Central. Os veículos não estão ali para conduzir passageiros comuns, de um lugar para outro na cidade. Fazem parte de um programa da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Feira de Santana, que levam grupo de pessoas a Salvador todas agendadas para algum atendimento. Vão ser submetidos a exames ou algum outro procedimento médico na capital.

Essas pessoas estão acometidas de problemas cuja assistência é de alta e média complexidade e não possui especialidade na rede local do SUS. É este o objetivo do serviço denominado Tratamento Fora do Domicílio, prestado pelo Município à comunidade carente.

Enquanto isso, uma fiscal do serviço confere a relação dos pacientes que serão encaminhados à capital. Alguns deles vão com o acompanhante (a liberação é feita mediante relatório informando essa necessidade), que também consta o nome na agenda. Pontualmente às 6h, os veículos deixam a estação de transbordo e seguem para Salvador. Os pacientes são levados para os seus respectivos locais de atendimentos.

O transporte é feito de segunda-feira a sábado. Em cada um dos três micro-ônibus são disponibilizadas 32 vagas. Tanto os pacientes quanto os acompanhantes recebem uma ajuda de R$ 8,40, conforme está estabelecido na portaria 55/99 do Ministério da Saúde. Os veículos retornam para Feira de Santana geralmente por volta das 17h. O ponto de referência, novamente, é a Estação de Transbordo Central para que possam se deslocar com segurança para suas residências.

Como fazer a solicitação do serviço na Secretaria de Saúde

 

SMS Transporte de Pascientes-Poliana Coordenadora-foto João Mascarenhas

O programa funciona na Secretaria de Saúde e a solicitação desse atendimento é feita em dias úteis, das 7h às 13h e das 14h às 18h. O serviço deve ser solicitado previamente para que possamos efetuar o agendamento, conforme a demanda e o grau de necessidade de cada um. A viagem só é autorizada mediante a confirmação do atendimento no município referência.

De acordo com a coordenadora do programa, Pollyana Piana (foto), para ter acesso ao serviço a própria pessoa necessitada ou responsável deve apresentar o relatório médico que informa a patologia, bem como a data e o horário do atendimento. Também é necessário apresentar os documentos pessoais, o cartão do SUS e o comprovante de residência.

“O nosso dever é assegurar a todos o acesso à saúde, mesmo quando não dispomos do serviço na rede conveniada no nosso município. Neste caso, fazemos o encaminhamento do paciente para a cidade pactuada”, diz a secretaria municipal de Saúde, Denise Mascarenhas.

Somente de janeiro a outubro deste ano, 1.712 pacientes foram conduzidos a atendimentos longe de Feira de Santana.

Fotos | Secom

OUTRAS NOTÍCIAS