Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Programa de Atenção à Saúde do Professor promove encontros sobre Outubro Rosa e autocuidado

Programa de Atenção à Saúde do Professor promove encontros sobre Outubro Rosa e autocuidado

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está realizando uma série de ações referentes ao Outubro Rosa e ao mês do servidor, com o objetivo de conscientizar sobre os cuidados contra o câncer de mama e para promover iniciativas de valorização e bem-estar dos servidores. Nesta quinta-feira (14), as oficinas virtuais e os encontros presenciais debateram a saúde física e mental, dando destaque aos cuidados com o corpo, a alimentação, a voz e as questões psicológicas com a participação de profissionais da Educação dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) de Eunápolis, Jequié, Caetité, Salvador, Amargosa, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.

Segundo a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, o Programa de Atenção a Saúde e Valorização do Professor vem promovendo um espaço proveitoso para discutir a prevenção do câncer de mama e assuntos que se referem à promoção da saúde física e mental. “O programa possui uma equipe multidisciplinar e produziu uma programação para ser desenvolvida em parceria com os NTE. As ações destacam a importância de abrir um espaço que oportuniza um encontro para falar de saúde e receber orientações de profissionais para incentivar o autocuidado. Além disso, também estamos homenageando o Dia do Professor e o Dia do Servidor Público”.

Para a professora de Língua Portuguesa, Cristine Conceição, que atua no Colégio Estadual Cosme de Farias, em Salvador, as ações ajudam a lidar com o cotidiano, trazendo mais possibilidades para conquistar leveza e equilíbrio. “Aqui na unidade tivemos ações de acolhimento, suporte terapêutico e oficinas de autoconhecimento. Estou vendo o momento como um benefício que oferece um suporte para professores e demais servidores e que pode ser estendido para os alunos. É muito importante termos esse apoio e acolhimento”.

De acordo com Laércio Miranda, diretor do Colégio Estadual Jorge Amado, no município de Guajeru, a experiência mostra o comprometimento e acolhimento com os servidores. “São ações que promovem uma outra perspectiva de cuidado com o corpo e proporcionam melhorias para as atividades laborais. Dentre os assuntos abordados hoje, destacamos o cuidado com o corpo e a postura física, que gera um maior desempenho profissional e qualidade de vida”.

As atividades continuam na próxima terça (19), com a palestra on-line do Colégio Estadual de Piripá, sobre “Benefícios da atividade física para a saúde mental”. Na quarta (20), em Jequié, será transmitida a oficina “Autogestão emocional para o gerenciamento do tempo”. Já na quinta (21), o mesmo tema volta ao centro das discussões, porém com os professores de Ubatã. No sábado (23), o “Protagonismo emocional” será o tema de debate para o público do Colégio Estadual Professora Maria Leal Lopes, em Nova Ibiá.

Informações: SEC

OUTRAS NOTÍCIAS