Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Profissionais da saúde já podem se vacinar contra a gripe

Profissionais da saúde já podem se vacinar contra a gripe

gripe

Oficialmente, neste ano a campanha nacional de vacinação começa nesta segunda-feira, 17 e será encerrada no dia 26 de maio. Mas, até o dia 20, apenas serão imunizados os profissionais da saúde.

Neste ano a campanha começou mais cedo. A meta das autoridades é vacinar 90% dos grupos-alvos, número maior do que nos anos anteriores, quando a meta girava em torno de 80%.

Para os demais, a vacina vai estar à disposição, nas unidades de saúde, a partir do dia 24, segunda-feira da próxima semana. O dia D está marcado para o dia 13 de maio, quando há esforço de vacinação.

A vacina vai contemplar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e mulheres que deram à luz até 45 dias.

Serão vacinados índios, doentes crônicos não transmissíveis (diabéticos e hipertensos), que formam o grupo de pessoas com maior risco de complicação devido a gripe.

Podem ser imunizados adolescentes e jovens de 12 anos a 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas, mais presos e funcionários do sistema prisional.

Os  professores das redes públicas e privada também tomarão a vacina – serão aplicadas aos sábados, na Secretaria de Saúde.

A vacina dada na rede pública é a trivalente, contra três tipos de vírus da gripe, definidos a cada ano pela OMS – em geral, são variações do A (H1N1), A (H3N2) e B. A proteção é de um ano.

|SECOM

OUTRAS NOTÍCIAS