Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Professor da rede estadual dá orientações sobre estudo final para o ENEM

Professor da rede estadual dá orientações sobre estudo final para o ENEM

Em contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os estudantes têm contado com seus professores nas orientações sobre estudo final e equilíbrio emocional. O professor de Química da rede estadual, Paulo Costa, que tem contribuído nas aulas virtuais do projeto ENEM 100%, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, destaca os assuntos mais recorrentes na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e dá dicas de relaxamento para esses últimos dias até o exame. As provas, na versão impressa, serão aplicadas nos próximos dias 17 e 24 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Do montante de conteúdos da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o professor Paulo Costa enumerou os mais recorrentes no ENEM: reações orgânicas e inorgânicas, eletroquímica, leis ponderais e estequiometria, equilíbrio químico, hidrólise e solubilidade, radioatividade, cinética química, isomeria, modelos atômicos, propriedades periódicas dos elementos, polímeros, termoquímica, soluções, propriedades coligativas, ligações químicas e compostos orgânicos, estados físicos, sistemas e misturas.

“Nesta reta final, é importante revisar funções orgânicas, isomeria, reações orgânicas, cinética química, estequiometria, forças intermoleculares, cadeias carbônicas e equilíbrio químico”, ressaltou. O educador destaca, ainda, que é importante “revisar os assuntos de forma tranquila, equilibrada, sem se cansar, assistir a um bom filme, ler um livro que goste, caminhar, ir a uma sorveteria”. E no dia “D” o candidato deve procurar manter a calma e confiar no seu potencial. “No dia da prova, a alimentação deve ser leve e é importante levar água, um bom chocolate e um salgadinho que goste. Na hora de responder, o ideal é iniciar pelas questões mais fáceis e a prova da disciplina que tem mais afinidade”.

O ENEM envolve, ainda, as provas de Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

OUTRAS NOTÍCIAS