Homicídio, latrocínio e tráfico de droga foram os crimes cometidos pelos 11 novos foragidos da justiça que integram, a partir desta segunda-feira (5), o ‘Baralho do Crime’, da Secretaria da Segurança Pública. Sete deles são procurados por Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte – e as atualizações ocorreram nos naipes Copas, Espadas e Paus.
Claudia de Jesus Santos, a ‘Gagai’, acusada de tráfico de drogas em Feira de Santana, é agora a ‘Dois de Paus’, no lugar de José Nílton Ramos dos Santos Júnior, o ‘Esquerdinha’. Ela é a terceira mulher do baralho – as outras duas são Jasiane Silva Teixeira, a ‘Dona Maria’, e Marisângela Soares de Sousa.
Segunda maior carta a sofrer mudança, o ‘Rei de Espadas’ agora é Edson Valdir Souza Silva, o ‘Valdir do Sem Terra’, natural de Itapetinga e procurado por homicídio e tráfico de drogas. Substitui William dos Santos, o ‘Choquito’, capturado na última semana, em Eunápolis.
O ‘Oito’, o ‘Dois’ e o ‘Cinco de Copas’ atualmente apresentam os acusados de tráfico de drogas Ramon dos Reis de Jesus, Lucivaldo de Jesus da Silva, o ‘Pempa’, e Evanildo da Silva Santos, apelidado de ‘Buru’. Os três são do interior, os dois primeiros de Feira de Santana e o último de Senhor do Bonfim.
Os acusados de latrocínio (roubo seguido de morte) Leonardo Vitoria dos Santos Gomes, o ‘Leo Pastel’, e Raimundo Correia Assunção são, respectivamente, os novos ‘Seis’ e ‘Cinco de Espadas’. Ambos são do interior do estado: Leo Pastel é de Feira Santana e Raimundo, de Senhor do Bonfim. Vagney dos Santos Aquino, conhecido como ‘Vaguinho’, foragido de Conceição do Jacuípe, entrou no baralho como o ‘Quatro de Espadas’, diante da saída de Marcos Santos Rosa.
Eduardo Jesus Evangelista, ‘Dudu’ ou ‘Dinho’, também acusado de latrocínio, aparece como ‘Valete de Copas’, carta ilustrada anteriormente por Joanderson Brito de Jesus, o ‘Nego Jó’. O ‘Nove de Copas’ expõe o rosto de Nailton Almeida dos Santos, autor de homicídio qualificado em Candeias, Região Metropolitana de Salvador.
Ramon Oliveira Cruz, o ‘Coroa’, se tornou o novo ‘Ás de Paus’. Nascido em Mundo Novo, região da Chapada Diamantina, Coroa é procurado por homicídio e remove Joel Cardoso dos Santos, conhecido também como ‘Coroa’ ou ‘Chefe’.
A ferramenta lúdica do ‘Baralho do Crime’ foi criada em 2011, com o objetivo de apresentar os foragidos mais perigosos do estado e estimular a população a ajudar a polícia na captura. Denúncias podem ser feitas, de forma sigilosa, através dos telefones 3235-0000 (para a capital) e 181 (para o interior).
As informações são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA)