Primeiro dia de Flifs tem estudantes das escolas municipais empenhados em aproveitar vale-livro

PRIMEIRO-DIA-FLIFS-FOTOS-PATRICI-LAIS-5

Estudantes das escolas municipais lotaram a Praça Padre Ovídio no primeiro dia do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, Flifs. O evento, que tem a Secretaria Municipal de Educação como um dos organizadores, começou na manhã desta terça (26) com programação diversificada no estande especial da Seduc. Pintura em papel e contação de histórias foram as atividades que mais movimentaram o espaço dedicado à comunidade escolar do município.

Além da programação especial da Seduc, o que chamou a atenção dos alunos foi a variedade de livros expostos para venda. Para facilitar o acesso à cultura, este ano a Secretaria Municipal de Educação investiu R$ 120 mil em vales-livro distribuídos a estudantes e professores.

“Estava ansiosa para receber esse vale porque sou fã de Harry Potter e sabia que aqui teria os livros dele. Vou comprar um hoje e outro dia escolho mais”, disse Katlen Beatriz de Souza, aluna da Escola Municipal Dr. Cloves Ramos.

Empolgada também estava Luana Santos Carvalho, da mesma escola, com três livros nas mãos prontos para serem levados pra casa. “Tô achando muito legal e já vou gastar meu vale-livro todo hoje”, afirma.

Segundo a pró-reitora de extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenadora da Flifs, Rita Brêda, a parceria entre a UEFS e a Seduc é imprescindível para que o evento aconteça e chegue ao maior número de público possível. “Além da política de vale-livro, a Seduc traz para a Feira Literária diversas apresentações artísticas e culturais que embelezam ainda mais o nosso evento”, observa.  

Para a secretária de Educação, Anaci Paim, este é um evento muito importante do calendário da cidade “visto que sua atividade enriquece muito o movimento literário, trazendo a participação de crianças de todas as faixas etárias e também de artistas, autores e figuras importantes da nossa cidade e de fora também”.

Até o dia 1º de outubro, próximo domingo, 65 escolas municipais vão aproveitar a Feira Literária. “A gente já está encantado com a Flifs e ainda é o primeiro dia, é maravilhoso proporcionar essa sensação aos alunos”, comentou Adriana Sales, diretora da escola municipalizada Reitor Edgard Santos.

ABERTURA OFICIAL

À noite, uma solenidade no palco principal marcou a abertura da 16ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, Flifs, nesta terça (26). Este ano, o evento tem como tema a “Literatura e Sertão: O Bicentenário da Independência da Bahia no Brasil” e faz homenagem ao artista plástico Juraci Dórea e ao poeta popular Chico Pedrosa.

A programação reuniu representantes da Uefs e do Sesc, responsáveis pela realização do evento e também das instituições parceiras como Seduc, Arquidiocese de Feira de Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Feira de Santana e Núcleo Regional de Educação (NTE 19).

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS