Prefeitura de Feira de Santana aciona Justiça para recebimento de vacinas contra Covid-19 negadas a cidade

Prefeito Colbert Martins e secretário estadual Fábio Vilas-Boas
Prefeito Colbert Martins e secretário estadual Fábio Vilas-Boas

Mandado de segurança na justiça tem como objetivo garantir o recebimento de novas doses. Segundo o Núcleo Regional de Saúde, o município não recebeu as doses, porque não atingiu a marca de 85% de vacinação da 1ª dose.

A prefeitura de Feira de Santana, entrou com mandado de segurança na Justiça após o não recebimento de vacinas contra Covid-19 na última quarta-feira (10). O mandado tem como objetivo garantir o recebimento de novas doses.

Mais de 100 cidades baianas não receberam novas doses de vacina contra Covid-19

De acordo com o Núcleo Regional de Saúde, o município não recebeu as doses, porque não atingiu a marca de 85% de vacinação da primeira dose.

O coordenador do Núcleo Regional de Saúde, Edy Gomes, considerou satisfatória a distribuição dos imunizantes aos municípios contemplados pelo órgão, porém disse que algumas cidades precisam atualizar os dados no sistema de vacinação com mais rapidez para que possam receber as vacinas.

“Precisa só que alguns municípios usem a estratégia correta ou mudem a estratégia que estão utilizando para a gente conseguir dar uma maior celeridade nessa cobertura”, disse.

Ainda de acordo com Edy, as doses foram redistribuídas para os municípios que atingiram 85% da vacinação da primeira dose., aumentando assim o público-alvo dessas cidades.

O secretário de Saúde de Feira de Santana, Edval Gomes, disse que mais de 27,9 mil pessoas foram imunizadas com a primeira dose desde o dia 19 de janeiro, quando a vacinação foi iniciada no município. Segundo ele, a quantidade de imunizados equivale a aproximadamente 88,3%.

Por meio de nota, o secretário também informou que os dados de vacinação serão atualizados no sistema nos próximos dias.

Ainda nesta quarta, o Ministério Público recomendou que Feira de Santana divulgue em sites e meios de comunicação pelo menos a quantidade de pessoas vacinadas diariamente, o percentual de vacinados por grupo (primeira e segunda dose), em qual etapa o plano de vacinação se encontra, o público-alvo da etapa e a quantidade de doses disponíveis.

No total, a Bahia recebeu mais de 178 mil doses da vacina CoronaVac na noite de terça-feira (9). A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) começou a fazer a distribuição dos imunizantes nesta quarta, onde cerca de 2,3 mil foram encaminhadas para o Núcleo Regional de Saúde de Feira de Santana.

De acordo com a Sesab, o município de Feira de Santana faz parte das 194 cidades baianas com taxa de aplicação da primeira dose abaixo de 85% e não está elegível para receber a nova remessa, conforme determinação da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB).

A Sesab também informou que até a última terça, a cidade teria aplicado apenas 71,63% das doses recebidas. O sistema eletrônico de informação da vacinação é alimentado pelos próprios municípios, sendo estes responsáveis pelo envio dos dados consolidados.

O órgão de saúde estadual também ressaltou que essa medida foi pactuada entre os 417 secretários municipais de saúde da Bahia, incluindo a capital e a gestão estadual, em reunião da CIB com a participação da representação municipal de Feira de Santana.

A CIB considera a medida necessária para reduzir a grande quantidade de doses ociosas de vacina que permanecem sem uso nos municípios e, dessa forma, ampliar a vacinação na Bahia, nos municípios mais eficientes. A comissão ainda destacou que esta “não é uma medida punitiva, mas sim um critério que visa dar maior eficiência na distribuição das vacinas que chegam no estado da Bahia”.

Informações: G1

OUTRAS NOTÍCIAS