Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Prefeitura de Feira amplia acesso ao exame PCR nos distritos

Prefeitura de Feira amplia acesso ao exame PCR nos distritos

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou exames RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 também na zona rural. Até o momento, 137 destes exames já foram realizados nos distritos.

A técnica de enfermagem, Merilane dos Santos, é moradora de Bonfim de Feira. Ela foi examinada após sentir os sintomas inicias do coronavírus e parabenizou a iniciativa da administração municipal em ampliar o acesso ao exame. “Agora, a população tem acesso ao teste com mais facilidade”.

A coleta das amostras é feita por meio de agendamento nas unidades de saúde. Além de Bonfim de Feira, os distritos de Jaíba, Ipuaçu, Jaguara, Matinha, Maria Quitéria, Tiquaruçu e Humildes também estão sendo contemplados pela SMS.

A enfermeira Camila Mota afirma que as pessoas com sintomas gripais ou da Covid-19 devem procurar o serviço de saúde para realizar o exame. “O período de sintomas determina se será feito o teste PCR. Todas as orientações para isolamento domiciliar, cuidados respiratórios e entre outros serão prestados na própria unidade”.

O PCR é considerado ultrassensível. É feito com amostras de secreções respiratórias retiradas do nariz e da garganta por swab – espécie de bastonete gigante, é o exame, não invasivo, que comprova a infecção nos dias iniciais.

OUTRAS NOTÍCIAS