O prefeito José Ronaldo disse, durante a solenidade de posse dos novos conselheiros titulares, que a partir de agora eles detém de uma grande responsabilidade para com a sociedade feirense. Afirmou também o seu compromisso com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. “Precisamos estar atentos para a situação destas pessoas, porque uma violação pode comprometer o desenvolvimento das nossas crianças a adolescentes”.
Os 20 conselheiros tutelares de Feira de Santana, eleitos diretamente em novembro do ano passado, foram empossados na manhã da ultima quinta-feira,(0 9/01). A solenidade aconteceu no Paço Maria Quitéria, sede do governo municipal. O mandato será de dois anos, com possibilidade de uma recondução para igual período. A atividade é remunerada – o salário é igual ao recebido por um DA 3. Suplentes estiveram presentes à solenidade.
Em Feira de Santana existem quatro conselhos tutelares – a cidade foi dividida em quatro áreas de atuação. O quarto foi criado no ano passado. Os órgãos tem a finalidade de defender os direitos das crianças e dos adolescentes previstos no ECA, principalmente quando estes direitos forem violados. Os conselheiros – inclusive os sete reeleitos – passaram por capacitação.
Depois da posse, eles participaram de uma palestra, com o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, e com a presidente do CMDCA, Maria Regis Ferreira, que estiveram presentes no Paço, no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Saúde. Todos os conselhos funcionarão em sede única, à rua Domingos Barbosa de Araújo, 611, na Kalilândia.
Para Ildes Ferreira, a concentração de todos os conselhos em um único local teve como objetivo facilitar a procura destes órgãos por parte dos cidadãos. Ele disse que os conselheiros terão o apoio necessário para desenvolver bem suas responsabilidades e atividades. E elogiou o processo democrático da escolha. O vereador Pablo Roberto esteve presente à solenidade.