Prefeito e secretários vão conhecer BRT

brt1.j

 

brt1.j

 

O prefeito José Ronaldo de Carvalho e os secretários municipais Ebenezer Tuy (Transportes e Trânsito) e Arsênio Oliveira (Gestão e Convênios) estarão em Curitiba, capital do Paraná, nesta quarta-feira, 8, e quinta-feira, 9, para conhecer o funcionamento do sistema BRT (Bus Rapid Transit), ou Trânsito Rápido de Ônibus. O projeto será implantado em Feira de Santana.

A proposta do município foi inserida no mês de março no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), eixo Mobilidade Médias Cidades, no âmbito do Programa de Implantação de Transportes e de Viabilidade Urbana (Pró-Transporte), com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), através da Caixa Econômica Federal.

Curitiba foi a primeira cidade do mundo a implantar o BRT, em 1979. O sistema constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. O BRT é mais viável financeiramente que um sistema de metrô, mas com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT).

Além de Curitiba, o sistema já funciona em São Paulo, Brasília, Goiânia, Uberlândia, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte e Uberaba. Também já foi levado para outros países, como Canadá, Colômbia, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, França, México, Equador, Peru, Turquia e Venezuela.

Para a implantação do BRT em Feira de Santana, o Governo Municipal fará  uma série de intervenções para adequar a cidade ao sistema, a exemplo de implantação de ciclovias, duas novas estações de transbordo nos bairros Pampalona e SIM, construção de abrigos de ônibus dotados de melhor estrutura (alguns, inclusive, com ar condicionado), instalação de GPS (Sistema Global de Posicionamento) nos ônibus, linhas exclusivas, e investimentos na acessibilidade de pedestres. Com Informações da SECOM/PMFS.

OUTRAS NOTÍCIAS