Prefeito de Ubaíra explica decisão por toque de recolher: ‘Evita aglomerações e não prejudica comércio’

ubaira

O prefeito de Ubaíra, cidade localizada a cerca de 270 km de Salvador, disse em entrevista ao Jornal da Manhã, nesta quinta-feira (23) que resolveu publicar decreto que prevê toque de recolher entre as 20h e as 6h, para evitar aglomerações.

Segundo Fred Andrade, a medida visa fortalecer o isolamento social para evitar que o coronavírus se propague pelo município.

“Aqui nós percebemos, ao longo das últimas semanas, que as pessoas ficavam nas ruas à noite, causando algumas pequenas aglomerações. E nossa principal arma no combate ao coronavírus é o isolamento social. Temos que prevenir as pessoas de se infectar. Então, publicamos no dia 2, nosso decreto com o toque de recolher, a partir das 20h até as 6h do dia seguinte”, comentou.

Segundo o prefeito, a medida não prejudica o funcionamento do comércio no município. Os estabelecimentos estão autorizados a atuar fora do período do toque de recolher, mas precisam atender a medidas de higiene.

“Nós estamos tomando as medidas sempre pensando nos dois lados, principalmente pensando na saúde dos nossos munícipes, mas não esquecendo da questão econômica. Nosso comércio está funcionando normalmente, com todas as normas de segurança para evitar a disseminação do vírus. Tivemos apoio da população, dos comerciantes, com relação à medida do toque de recolher. São medidas que usam o bom-senso. Aqui é cultural que as pessoas se reúnam no final do dia para conversar. Essa medida evita aglomerações e não prejudica o funcionamento do comércio”, falou.

O prefeito afirmou que as pessoas que forem flagradas fora de casa no horário do toque de recolher serão notificadas e, em caso de reincidência, responderão a um inquérito policial. Outras medidas também foram adotadas no município. Barreiras sanitárias foram montadas nas vias que dão acesso à cidade, com monitoramento das pessoas que chegam. Máscaras serão distribuídas para toda a população local.

“Nós temos, desde o início, adotado medidas que julgamos ser eficientes. Suspendemos as aulas, o transporte de feirantes. Desde o início estamos tomando todas as medidas. Sabemos que nossa maior arma é a prevenção. Publicamos decreto com obrigatoriedade do uso de máscaras. Estamos com uma parceria e nossa intenção é distribuir máscaras para toda a população”.

OUTRAS NOTÍCIAS