Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Prefeito Colbert Martins divulga tabela de funcionamento do comércio em Feira de Santana

Prefeito Colbert Martins divulga tabela de funcionamento do comércio em Feira de Santana

A partir desta segunda-feira (15) começam a vigorar em Feira de Santana as disposições do Decreto Municipal n° 11.606, que volta a permitir a abertura de estabelecimentos do comércio de bens não essenciais após as restrições estabelecidas desde o último dia 21 de maio, como forma de reduzir o contágio do novo coronavírus, causador da Covid-19, vírus que é considerado pandemia. Os estabelecimentos até 200m² do comércio de rua poderão funcionar com horário das 9 horas às 16 horas. Apesar da flexibilização, bares e restaurantes permanecem fechados com serviços apenas por delivery ou take-away (retirada no local).

A Prefeitura de Feira de Santana também lançou um escalonamento para retomada gradual da atividade econômica dos setores de comércio e serviços [ver tabela na reportagem]. Destaque para os shoppings centers, fechados desde março, que poderão voltar a funcionar desta segunda-feira à sábado, entre 12 horas as 19 horas. “Decidimos que vamos ativar vários setores de comércio de Feira de Santana de forma escalonada. Isso vai permitir de alguma forma que atividades de emprego e atividades econômicas permaneçam funcionando na cidade, ao mesmo tempo em que nós aumentaremos os nossos testes buscando casos de Covid-19 e aumentaremos as ações que estamos realizando nos bairros de Feira de Santana”, disse o prefeito Colbert Martins Filho, em entrevista coletiva por videoconferência nesta segunda-feira (15). Segundo o Decreto, a medida voltada aos shoppings vale até 22 de junho, não sendo permitido o funcionamento da praça de alimentação.

O escalonamento ficou da seguinte forma:

Também estão autorizados funcionar Mercado de Arte Popular, galerias e afins, CEASA e o Centro de Abastecimento. Os setores em funcionamento deverão respeitar os protocolos de proteção sanitária, com a efetiva adoção de procedimentos de segurança, higienização e de enfrentamento ao coronavírus, cumprindo assim todas as recomendações de prevenção e controle para o enfrentamento do Covid-19.

Permanecem fechados até 30 de junho, os estabelecimentos do tipo: academias de ginástica, cinemas, teatros e demais casas de espetáculo, parques Infantis privados e centros esportivos. Até 30 de junho também estão suspensas as atividades na rede municipal de ensino.

Ficam suspensas, por prazo indeterminado, as atividades do Planetário Museu Parque do Saber, dos Teatros Municipais, das Bibliotecas Municipais, do Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, Projeto Arte de Viver, promovido pela Fundação de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa e parques públicos administrados pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Com relação ao transporte público, fica mantida a restrição, temporária, até dia 22 junho da utilização do transporte coletivo urbano no Município de Feira de Santana aos idosos que possuem direito à gratuidade tarifária, bem como aos estudantes beneficiários do Passe Estudantil, sendo vedada a utilização de tais serviços durante o período compreendido entre as 6h às 8h e das 17h às 19h. Até 22 de junho, a frota de transporte público opera até às 20 horas.

Testes rápidos

A flexibilização das atividades comerciais, segundo a Prefeitura Municipal, virá de forma concomitante a uma maior testagem da população. Segundo o prefeito Colbert Martins, foram comprados 15 mil testes e só foram entregues até o momento 5 mil, esses já pagos. O gestor também anunciou a compra de mais 35 mil testes rápidos.

Somente neste fim de semana, segundo dados informados pelo prefeito, nos bairros Tomba, Jardim Cruzeiro e Brasília foram realizados 731 testes rápidos e 22 com resultado positivo, um índice de 3.01% de positividade. “Estamos acompanhando a evolução destas ações nos bairros de Feira de Santana da mesma maneira como fazemos no centro de nossa cidade, a partir de agora vamos atuar muito mais diretamente em todos os bairros além de ações que vãos manter no centro da cidade”, disse Colbert Martins Filho.

OUTRAS NOTÍCIAS