Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Por que o sol é branco ao meio-dia e vermelho durante o nascer e o pôr do sol?

Por que o sol é branco ao meio-dia e vermelho durante o nascer e o pôr do sol?

O sol geralmente parece vermelho, especialmente quando nasce ou se põe, porque é quando a luz do sol deve viajar pela maior parte da atmosfera para atingir os olhos do observador.  É estranho como o sol, que geralmente é retratado em amarelo nos livros do ensino fundamental, assume tantas outras cores em um período de apenas 24 horas.Quando se eleva acima do horizonte, geralmente tem uma coloração vermelha. Conforme ele se move mais alto no céu, ele perde aquela vermelhidão e torna-se cada vez mais brilhante, eventualmente parecendo estar ofuscantemente branco ao meio-dia. Claro, a luz do sol é tão forte durante o dia que não se pode (e não se deve) olhar diretamente para o sol, mas se você observá-lo através de óculos de proteção, ele parecerá branco. Depois, à medida que se põe, assume uma tonalidade avermelhada.

Neste artigo, discutiremos por que o sol parece avermelhado durante o pôr do sol e o nascer do sol, mas branco ao meio-dia.

Luz solar e atmosfera da Terra

A atmosfera da Terra é composta por vários gases, vapor de água e partículas de poeira. As vantagens de ter essa camada protetora de gases envolvendo nosso planeta são muitas para listar – ela sustenta todas as formas de vida na Terra, fornecendo gases essenciais para processos bioquímicos (leia-se: oxigênio), protege os habitantes do planeta, protegendo-os dos nocivos raios do sol (enquanto retém seu calor, o que é um bônus) e afasta quase todos os invasores desagradáveis ​​(inanimados) do espaço sideral.

” alt=”” aria-hidden=”true” />

Além de fornecer esses recursos críticos que garantem a sobrevivência de todas as formas de vida na Terra, a atmosfera também causa alguns fenômenos interessantes, como o fluxo dos ventos, a cor azul do céu e as várias cores do sol em diferentes momentos do dia.

Vamos começar com o nascer do sol (como todas as formas de vida fazem).

Por que o sol parece vermelho durante o nascer do sol?

A luz solar, como sabemos, é uma combinação de várias formas de radiação eletromagnética. O termo ‘radiação eletromagnética’ parece familiar?

Certamente deveria, porque é devido a um tipo específico de radiação eletromagnética (luz visível) que você pode até ler este artigo!

Ondas de rádio (usadas em smartphones e todos os dispositivos de comunicação sem fio), infravermelho (usado em óculos de visão noturna e controles remotos de TV), raios X (usados ​​no campo da medicina e da saúde) e raios gama (associados à energia nuclear) são todos exemplos de radiação eletromagnética.

O espectro eletromagnético. (Crédito da foto: VectorMine / Shutterstock)

Como mencionado anteriormente, a luz solar é composta de radiação eletromagnética. Embora o sol emita TODOS os tipos de radiação eletromagnética, a maior parte da luz solar é feita de luz visível, raios ultravioleta e raios infravermelhos (calor).

Você deve se lembrar de ter lido na aula de ciências do colégio que a luz do sol é puramente branca porque é uma combinação de todas as sete cores do arco-íris, todas com diferentes comprimentos de onda.

Quando a luz do sol (composta por cores de diferentes comprimentos de onda) atinge nosso planeta e atinge a atmosfera, as partículas presentes neste último tendem a espalhar a luz com comprimentos de onda mais curtos (ou seja, azul e violeta), enquanto permitem cores de comprimentos de onda mais longos (como vermelho, amarelo e laranja) passar.

Como os comprimentos de onda mais vermelhos dos corpos celestes (como o sol ou a lua) penetram nas camadas de nossa atmosfera melhor do que outras cores, o sol parece vermelho quando visto perto do horizonte.

 

Observe a tonalidade avermelhada do sol nascente. (Crédito da foto: Sanit Fuangnakhon / Shutterstock)

E por que o sol parece particularmente vermelho quando se põe ou nasce?

Porque na hora do pôr do sol ou do nascer do sol, a luz do sol deve viajar pela quantidade máxima da atmosfera para atingir os olhos do observador. Devido a isso, mais luz azul é espalhada da luz do sol, fazendo com que o sol pareça mais vermelho quando nasce ou se põe. 

dispersão de Rayleigh

Na verdade, um fenômeno natural conhecido como espalhamento de Rayleigh (em homenagem a um físico britânico chamado Lord Rayleigh) determina que comprimentos de onda mais curtos (azul) de luz são espalhados mais facilmente do que os mais longos (vermelho). 

É por isso que o céu parece azul e o sol – ou às vezes até a lua – parece vermelho ou laranja.

Por que o sol parece branco ao meio-dia?

O mesmo princípio se aplica neste caso também. Quando o sol está diretamente acima, ele deve viajar pelo mínimo de atmosfera para alcançar os olhos de um observador na superfície da Terra. Isso significa que ele não tem chance de se chocar com tantas partículas constituintes da atmosfera.

O sol assume uma tonalidade branca brilhante quando está diretamente acima. (Crédito da foto: Stocker plus / Shutterstock)

Por isso, todas as cores da luz do sol chegam aos olhos do observador com intensidade quase igual; a combinação de todos esses comprimentos de onda dá ao sol uma tonalidade branca ofuscante (que NÃO deve ser observada a olho nu).

Para concluir, o sol aparece vermelho porque a luz vermelha penetra na atmosfera de forma mais eficaz do que outras cores, razão pela qual os corpos celestes que são visíveis da Terra têm uma tonalidade avermelhada ou laranja, dependendo da hora do dia e da sua localização no céu. !

OUTRAS NOTÍCIAS