Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Polícia Civil lança operação para combater crimes contra idosos na Bahia

Polícia Civil lança operação para combater crimes contra idosos na Bahia

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), lançou nesta quinta-feira (16), a Operação Raízes para combater crimes contra o idoso.

A ação, que acontece entre os dias 16 de setembro e 1º de outubro, vai contar com a participação de equipes dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento Médico da Polícia Civil (Demep).

Além de cumprir mandados de prisão e medidas de proteção vinculadas a crimes contra a pessoa idosa, a operação vai arrecadar fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal, que serão doados em lares de acolhimento, no dia 1º de outubro. Os produtos podem ser arrecadados até o dia 30 de setembro, na sede do Demep, que funciona na Rua da Alegria dos Barris, atrás do Prédio Sede da Polícia Civil.

De acordo com a delegada Heleneci Nascimento, titular da Deati, a operação vai intensificar o trabalho já realizado pela especializada. “Estamos ainda mais preparados para receber os idosos, vítimas de diversas formas de violência. Palestras, oficinas socioeducativas e visitas técnicas em instituições de longa permanência também serão realizadas por nossa equipe durante a ação”, destacou a delegada.

O Demep não só vai funcionar como posto de coleta para os donativos, como também vai disponibilizar na delegacia enfermeiros para análise de frequência cardíaca, oximetria, saturação, temperatura e aferição de pressão arterial dos idosos. “Atividades de pilates solo, como alongamento e relaxamento, também serão realizadas por uma equipe de fisioterapia”, acrescentou o diretor do Departamento Médico da Polícia Civil, Gessé de Souza Silva.

“Estaremos prontos para atender situações de mobilização emocional muito intensa, podendo haver o transporte do idoso para uma unidade de saúde. Se algum deles apresentar sintomas da Covid-19, vamos fazer a testagem”, ressaltou o diretor do Demep.

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no prédio onde funciona a Deati, nos Barris, um ciclo de palestras será realizado pelo Demep, que também prestará atendimento médico e acolhimento psicológico aos idosos e seus familiares.

Informações: PC

OUTRAS NOTÍCIAS