Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

PF prende grupo acusado de praticar fraudes em concursos do IFBA e UFRB

PF prende grupo acusado de praticar fraudes em concursos do IFBA e UFRB

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.Gnkto78038

Agentes da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) deflagraram na manhã desta quarta-feira (4) uma operação em Brumado, no sudoeste, contra um grupo criminoso com atuação em fraudes de concursos públicos. Segundo a PF, há indícios de que os investigados tenham se utilizado de fraude para conseguir aprovações na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e no Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Ambos os concursos são organizados pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e pelo Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Na operação, denominada de “Reprovados”, foram cumpridos cinco mandados de condução coercitiva, bem como cinco mandados de busca e apreensão, todos em Brumado. Ainda segundo a PF, a fraude era feita mediante alteração dos dados cadastrais dos investigados, com acréscimo de sílaba idêntica no início dos prenomes, o que possibilitou aos acusados de fazerem provas na mesma sala e obterem o mesmo número de acertos, alcançando, inclusive, aprovação em concurso público do IFBA.

Os envolvidos responderão pelos crimes de fraude em certames de interesse público (art. 311-A do CPB), falsidade ideológica (art. 299 do CPB) e de constituição e participação em organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/2013), com penas que, somadas, chegam a mais de quinze anos de prisão.

OUTRAS NOTÍCIAS