Parque do Saber tem exibições abertas ao público nos sábados de setembro

29082023112053

Os sábados de setembro têm programação garantida no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. Com exibições e apresentações gratuitas voltadas para o público infanto-juvenil, as sessões unem conhecimento e lazer – sempre às 15h.

No próximo sábado (2), será apresentado o filme “As descobertas com a gravidade de Einstein”. A exibição apresenta a história de Lúcia, pós graduanda em física, na exploração de como as ondas gravitacionais são formadas, como elas se movem pelo universo e como os cientistas trabalham para “ouvi-las”.

Ainda conforme a programação do planetário, no dia 9 será exibido “Oceanos no Espaço” que narra a busca de planetas extra-solares e uma compreensão das condições necessárias para formar e sustentar vidas. A busca por vida no universo começa nas profundezas dos oceanos da Terra – e se estende até as estrelas. Um estilo de ficção científica onde retrata a possibilidade que a vida pode existir em ambientes extremos. O filme é recomendado para o público adulto.

Nos dias 16 e 30 a programação será diferente. Os planetas internos e externos do Sistema Solar serão mostrados através de uma apresentação ao vivo com imagens geradas por um programa computacional chamado UNIVIEW.

“Não é um filme, mas sim uma apresentação. Vamos fazer uma rotação em cada um dos panetas e a Terra. É uma apresentação ao vivo”, explica o diretor de Difusão Científica do Parque do Saber, Basílio Fernandez. 

No dia 23, será exibido “Dois pedacinhos de vidro” que conta a história do telescópio – desde a luneta de Galileu até os modernos instrumentos de observação astronômicos – sempre destacando a importância deles para o conhecimento que temos do universo atualmente. São abordados conceitos e teorias da abstração.

Os visitantes devem chegar até 20 minutos antes da exibição. Vale destacar que não precisa de agendamento (exceto escolas) – o Museu abre às 14h. A cada mês é divulgada uma programação nova.

As exibições são uma realização da Prefeitura de Feira de Santana. O Museu é vinculado à Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura, Egberto Tavares Costa (Funtitec).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
02/09 – As descobertas com gravidade de Einstein (duração: 22 minutos)
09/09 – Oceanos no Espaço (duração: 30 minutos)
16/09 – Uma viagem pelo Sistema Solar – Parte 1: Planetas Internos (UNIVIEW)
23/09 – Dois pedacinhos de vidro (duração: 23 minutos)
30/09 – Uma viagem pelo Sistema Solar – Parte 2: Planetas Externos (UNIVIEW)

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS