Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Outubro Rosa: Veja locais de exames, exposições e campanhas na BA sobre a luta contra o câncer de mama

Outubro Rosa: Veja locais de exames, exposições e campanhas na BA sobre a luta contra o câncer de mama

O mês de outubro é marcado pela conscientização da luta contra o câncer de mama. Na Bahia, são oferecidos exames de mamografia, além da realização de eventos gratuitos que marcam o mês. O g1 listou os serviços, confira abaixo.

Exame de mamografias em Salvador e cidades do interior da Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) oferece mais de 14 mil exames gratuitos destinados a mulheres de 40 a 69 anos na capital baiana e cidades do interior. Os exames precisam ser agendados pelo site da Sesab, para evitar filas e aglomerações no atendimento. [Veja matéria completa].

No dia marcado é preciso apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço no município. As mamografias serão ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican).

Já no interior, as 21 policlínicas regionais de saúde ofertarão os exames e o agendamento ocorre nos postos de saúde ou nas secretarias municipais de Saúde.

Exame de mamografia no Salvador Norte Shopping

Salvador Norte Shopping — Foto: Divulgação

Salvador Norte Shopping — Foto: Divulgação

A Sesab oferece exames gratuitos de mamografia em sua Unidade Móvel, localizada no estacionamento externo do Shopping Salvador Norte até 16 de outubro. Os atendimentos são exclusivamente com horário previamente agendado pela internet, através do site da Sesab.

No dia marcado, as interessadas devem levar documento de identidade com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço. O funcionamento da carreta no shopping é de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Orientações gratuitas de prevenção ao câncer no Shopping Barra

Shopping Barra oferece stand com orientações gratuitas de cuidados contra o câncer de mama. — Foto: Divulgação

Shopping Barra oferece stand com orientações gratuitas de cuidados contra o câncer de mama. — Foto: Divulgação

A campanha feita em parceria com a Clínica da Mulher, oferece consultas para pacientes tirar dúvidas sobre a doença com profissionais de saúde, até dia 15 de outubro. A ação acontece no stand da campanha “Eu Amo Viver”, no piso L3 sul do shopping, das 9h às 22h. Aos domingos, o horário de funcionamento é de 12h às 20h.

Os profissionais de saúde estarão a postos para conversar sobre o câncer de mama, chamando atenção para os fatores de risco que podem contribuir para o aparecimento e os principais sintomas.

A equipe ainda vai ensinar a fazer o autoexame das mamas, e sobretudo, explicar sobre a importância do diagnóstico precoce, fator que pode aumentar as chances de cura. Para complementar a campanha, a fachada do shopping ficará completamente iluminada de rosa.

Exposição de fotos no Shopping Itaigara

Shopping Itaigara decora faixada com luzes rosa em homenagem à luta contra o câncer de mama. — Foto: Divulgação

Shopping Itaigara decora faixada com luzes rosa em homenagem à luta contra o câncer de mama. — Foto: Divulgação

A exposição de fotos que retrata a imagem de 20 mulheres que enfrentaram o câncer de mama acontece até dia 23 de outubro, no 1° piso do Shopping.

A mostra tem como objetivo promover a autoestima e servir como inspiração para outras mulheres que se veêm acometidas pela doença. Para complementar a campanha, a fachada do shopping ficará completamente iluminada de rosa.

Mamografias e exames na Fundação Hospitalar de Feira de Santana

Fundação de Feira de Santana realiza mamografias no Outubro Rosa — Foto: Prefeitura de Feira de Santana

Fundação de Feira de Santana realiza mamografias no Outubro Rosa — Foto: Prefeitura de Feira de Santana

A fundação promove marcações de exames preventivo, ultrassom mamária, mamografia e ultrassom transvaginal. A ação faz parte de uma programação alusiva ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. [Veja matéria completa].

As marcações começaram na segunda-feira (4) e estarão disponíveis até 15 de outubro através do número (75) 3602- 7340 ou no e-mail: outubrorosa@fhfs.ba.gob.br. Os exames serão feitos no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), das 8h às 13h.

O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) também estará com ações voltadas à prevenção do câncer de mama, entre os dias 4 e 29 de outubro. Durante esse período vai disponibilizar a mamografia digital [previamente agendada] às mulheres com recomendação médica.

Arrecadação de mechas de cabelo

SSP lança Projeto Ligadas Por Fios que arrecada mechas de cabelo e acessórios para mulheres que lutam contra o câncer na Bahia  — Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

SSP lança Projeto Ligadas Por Fios que arrecada mechas de cabelo e acessórios para mulheres que lutam contra o câncer na Bahia — Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Iniciativa chamada ‘Ligadas Por Fios’ recolhe mechas de cabelos, lenços e bonés que serão doados a mulheres que lutam contra o câncer. Promovida pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), as doações serão entregues ao Instituto Amor em Mechas, parceiro do projeto e responsável pela confecção de perucas que serão destinadas a mulheres em tratamento do câncer de mama na Bahia. [Veja a matéria completa].

Urnas serão disponibilizadas em diferentes pontos de Salvador até o dia 29 de outubro para receber doações. Também serão colocadas urnas em cidades do interior da Bahia.

Orientação e serviços de saúde

Outubro Rosa é o mês de conscientização do cancêr de mama, colo e útero — Foto: Reprodução

Outubro Rosa é o mês de conscientização do cancêr de mama, colo e útero — Foto: Reprodução

A campanha gratuita promovida pela Unifacs começa a partir do dia 7 de outubro e segue até o fim do mês. A iniciativa contará com orientação de profissionais e estudantes dos cursos de medicina, serviço social, estética, psicologia e enfermagem, através do canal da universidade[Veja matéria completa].

Consultas e exames no Hospital Jorge Novis

Hospital Jorge Novis oferece consultas e exames voltados para a saúde feminina. — Foto: Prefeitura de Lauro de Freitas

Hospital Jorge Novis oferece consultas e exames voltados para a saúde feminina. — Foto: Prefeitura de Lauro de Freitas

O Hospital Municipal Professor Jorge Novis, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, oferece 200 exames ou consultas com médicos clínicos e mastologistas voltados à saúde de mulheres do município. A ação acontece no sábado (9), a partir das 8h na unidade do bairro da Itinga.

A iniciativa é voltada para o público feminino maior de 18 anos que possui histórico de câncer de mama na família (mãe, avó ou tias) ou mulheres com idade maior que 40 anos sem histórico familiar. Para receber o atendimento é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto, cartão SUS. Se possuir exames anteriores é importante apresentar para melhor leitura médica dos casos.

Além das consultas com especialistas, serão ofertadas ultrassonografias de mamas, transvaginal, de tireoide, eletrocardiograma e exames preventivos. Após avaliação médica, caso necessário, a paciente será agendada para punção da mama na própria unidade, ou mamografia no Complexo de Saúde localizado também na Itinga.

Informações: G1

OUTRAS NOTÍCIAS