O descarte irregular do óleo de fritura usado pode causar graves danos ao meio ambiente. Destiná-lo ao reaproveitamento é a melhor alternativa. Por isso, o Movimento Água é Vida (MAV) faz a coleta do resíduo em diversos pontos no município.
“Muitas pessoas têm o hábito de descartar o óleo na pia, o que contamina até um milhão de litros de água”, alerta o fundador da entidade, Carlos Souza, que afirma este ser o maior desafio do MAV.
Todo óleo que é descartado na pia vai para o esgoto ou para os rios. O impacto causado pelo óleo é a diminuição de oxigênio dissolvido na água, por meio da atividade de micro-organismos que degradam o óleo e ao mesmo tempo consomem muito oxigênio – isso provoca a morte da fauna aquática.
Ainda segundo o fundador, todo o material coletado é destinado para a produção de sabão, detergente e outros produtos. “É um destino ecologicamente correto”, destaca.
Para entregar o óleo de fritura usado, basta levá-lo em uma garrafa pet e entregar em qualquer um dos pontos de coleta, localizados na Casa do Trabalhador, Lucidata (avenida Getúlio Vargas), Paróquia Santo Antônio dos Capuchinhos, Paróquia Cristo Redentor (Jomafa), Paróquia Senhor do Bonfim (Jardim Cruzeiro), Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) e todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
O Movimento Água é Vida (MAV) é uma organização não governamental que atua há 25 anos em Feira de Santana, desenvolvendo projetos para o meio ambiente.