Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Oito cidades da Bahia notificam perda de mais de 1,3 mil doses de vacinas contra Covid-19

Oito cidades da Bahia notificam perda de mais de 1,3 mil doses de vacinas contra Covid-19

Oito municípios baianos notificaram a perda de 1.369 doses de imunizantes contra Covid-19, segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

Os casos ocorreram nas seguintes cidades: Paramirim, Feira de Santana, Ibicuí, Lauro de Freitas, Glória, Itiuba, Senhor do Bonfim e Aratuípe. Conforme detalhou a pasta, os imunizantes perdidos sofreram desvio de qualidade por exposição a temperaturas inadequadas e tiveram a recomendação de descarte pelo Ministério da Saúde.

Apesar das mais de 1,3 mil doses perdidas, a Sesab ressaltou que elas foram substituídas, e não houve prejuízo no andamento da vacinação. Conforme boletim divulgado pela secretaria neste sábado (2), com 10.098.608 vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose ou dose única, a Bahia vacinou 79,3% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

A secretaria não informou as fabricantes das vacinas perdidas, nem citou datas dos casos, mas disse que as notificações foram feitas ao longo do período de vacinação. A imunização na Bahia foi iniciada em 19 de janeiro deste ano, ou seja, em quase 10 meses, o estado registrou 1.369 doses perdidas.

Não há detalhes se o número de perdas registradas na Bahia está dentro do esperado pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacina (PNO), que prevê possibilidade de algum prejuízo às doses como exposição a temperaturas não recomendadas na bula ou quebra de frascos.

Informações: G1

OUTRAS NOTÍCIAS