O que é o optometrista e como ele pode te ajudar?

Você conhece a optometria? Você sabe qual a função do optometrista?

De acordo com o Conselho Mundial de Optometria (WCO), a Optometria é uma profissão da área da saúde, autônoma, independente e regulamentada, sendo os optometristas responsáveis pelo cuidado da saúde primária do olho e do sistema visual desde o cuidado ocular e visual completo, acrescentando a refração e detecção de enfermidades do olho encaminhando ao médico competente. 

“Os optometristas realizam seu teste de visão e emitem sua prescrição óptica, além disso,  examinam os olhos para detectar uma visão subnormal, lesões e doenças oculares, por meio de uma avaliação completa. Podendo fornecer conselhos sobre como manter uma boa saúde ocular e ajudar a responder perguntas sobre todos os aspectos relacionados aos olhos e à visão”, pontuou o Optometrista, Paulo Queiroz.

A optometria é imprescindível na área da saúde, sendo reconhecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, Organização Mundial da Saúde OMS e Organização Panamericana de Saúde – OPAS. A OMS certifica a optometria como parte essencial na prevenção da cegueira evitável e promoção da saúde da população. Conforme dados da OMS, 80% das cegueiras são evitáveis e 90% dos casos ocorrem em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

Os profissionais qualificados e registrados para a prática, podem se especializar em áreas como lentes de contato, optometria pediátrica (infantil), treinamento visual, entre outros.

Principais maneiras em que o seu Optometrista pode ajudá-lo:

Ajudá-lo a ver claramente

Os Optometristas testam a visão das pessoas e podem prescrever e orientar sobre óculos, lentes de contato, terapia visual e outros recursos visuais adequados.

Detectar sinais de doenças oculares

Eles examinam os pacientes para identificar sinais e sintomas em doenças oculares, sempre encaminhando ao especialista adequado, podendo ser eles o Cardiologista, Endocrinologista, Oftalmologista, Neurologista entre outros.

Avalia como o seu sistema visual está funcionando

Isso pode incluir testes para avaliar quão bem seus olhos trabalham juntos, quão bem eles podem distinguir cores diferentes e medir sua visão periférica, e tudo isso de forma não invasiva, ou seja, apenas observativa com diversos instrumentos ópticos, como o retinoscópio, prismas, transiluminador, oftalmoscópio e a lâmpada de fenda.

Fornecer informações

Os Optometristas têm um vasto conhecimento em todas as coisas relacionadas aos olhos e à visão. Um Optometrista é capaz de dar orientações e informações que as pessoas precisam para tomar decisões informadas sobre sua visão, saúde ocular e bem-estar visual.

OUTRAS NOTÍCIAS