Navio laboratório da fundação francesa Tara Océan aporta em Salvador; entrada gratuita

navio

No próximo domingo, dia10 de outubro, chega a Salvador o navio laboratório Tara, da fundação francesa Tara Océan. Durante os quatro dias em que a embarcação ficará ancorada na Marina, na região do Comércio, eventos, oficinas e exposições serão organizados em diferentes espaços da cidade.

A missão da Tara Océan faz parte do programa internacional de pesquisa AtlantECO, que conta com 36 institutos parceiros de 13 países, incluindo o Brasil. O objetivo desta missão é estudar o microbioma oceânico e suas interações com o clima, bem como o impacto da poluição nos oceanos.

Alguns dos cientistas a bordo da escuna são brasileiros, vinculados a cinco universidades do país: a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Federal de São Carlos (UFSCAR), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). “A mensagem do TARA por onde passa tem o intuito de ressaltar a importância de preservar os oceanos, a vida marinha e os microrganismos que fazem parte do seu ecossistema. O mar é tão importante quanto as florestas”, alerta o Diretor de Relações Internacionais da Fundação TARA, André Abreu.

Os microrganismos marinhos desempenham papel essencial para o clima e para a vida no planeta, sendo responsáveis por mais de dois terços da biomassa marinha. Eles são a base de uma imensa cadeia alimentar que sustenta uma grande parte da população mundial. Além de regular a temperatura da terra e desempenhar um papel fundamental na nutrição dos ecossistemas, estes organismos marinhos são verdadeiras fábricas de serviços ecológicos e econômicos, produzindo oxigênio e capturando emissões de carbono geradas pelas atividades humanas.

Foto: Maeva Bard

Expedição microbioma

Durante quase dois anos, o navio laboratório Tara percorrerá 70.000 quilômetros no Atlântico Sul, ao longo das costas da América do Sul e da África, até a Antártida. No Brasil, a expedição já passou pelo rio Amazonas e fez escala em Belém. De Salvador, partirá com destino ao Rio de Janeiro.

Em cada parada, a Fundação Tara, em parceria com a Embaixada da França no Brasil e a rede de Alianças Francesas, prepara exposições, oficinas e conferências em espaços públicos, assim como visitas à escuna que, por enquanto, seguem virtuais devido a limitações impostas pela pandemia. Essas atividades são gratuitas e acontecem com inscrição prévia.

Em função da pandemia do Coronavírus, as atividades na capital baiana acontecerão perto da Marina, no espaço HUB Salvador, com público limitado e orientado a seguir todos os protocolos sanitários. A programação inclui apresentação virtual da embarcação em português, exposição de microrganismos com possibilidade de analisá-los através de microscópios digitais e atividades lúdicas, como jogos, além da exibição de filmes.

Entre as atrações da escala em Salvador estão a exposição “Plástico no mar: as soluções estão em terra”, na Aliança Francesa de Salvador, com ilustrações e infográficos sobre os problemas causados pela poluição plástica e as soluções para limitar seu impacto. Outra exposição discute a vida útil dos produtos feitos de plástico.

“Matérias plásticas: vidas selvagens”, organizada pelo IRD, instituto francês de pesquisa para o desenvolvimento, fica em cartaz no Museu Náutico do Farol da Barra até dezembro. Essa exposição, organizada em torno de 20 painéis – em português, francês e inglês – traça a trajetória de produtos plásticos provenientes do Vietnã, desde seus locais de produção e consumo até a acumulação de resíduos nos mares. Essa iniciativa faz parte do projeto FrancEcolab Brasil, que visa fortalecer a responsabilidade ambiental entre jovens brasileiros.

O ponto alto da programação acontecerá no feriado, dia 12 de outubro, com um evento cultural organizado também no Museu Náutico do Farol da Barra: “Nosso Oceano Atlântico” que abordará a ligação oceânica e cultural entre o Brasil e a África. As apresentações fazem uma integração do oceano Atlântico com a cultura afrodescendente de Salvador. O artista plástico Menelaw Sete fará uma homenagem aos pequenos com participação de 30 crianças de um projeto social coordenado por ele. “Vamos realizar um evento que valorize esse oceano comum a África e ao Brasil, um só ecossistema, tão rico e ainda tão pouco conhecido”, promete o carioca André Abreu, que há dez anos integra a Fundação TARA.

Autoridades francesas e brasileiras darão as boas-vindas à escuna Tara durante sua passagem por Salvador, em um evento de reconhecimento à sólida cooperação científica entre os dois países. E enquanto a missão Tara se despede das águas baianas, no dia 14 de outubro, Salvador se junta a cidades do mundo todo em um evento que celebra a gastronomia responsável e sustentável. É o festival Goût de France que esse ano faz uma reflexão sobre a gastronomia consciente que valoriza o meio ambiente, os produtores rurais locais e as cadeias curtas de consumo.

Sobre a Fundação Tara Océan:

Com 18 anos de atuação, a Fundação Tara Océan é a primeira fundação de utilidade pública reconhecida e dedicada ao oceano na França. Tem duas missões principais: explorar o oceano para melhor compreendê-lo e partilhar conhecimentos científicos sobre a vida marinha com objetivo de criar maior consciência cidadã e coletiva.

Sobre a Embaixada da França no Brasil e sua proatividade em defesa do meio ambiente:

Além da parceria com a Fundação Tara Océan, a Embaixada da França desenvolve outros projetos de apoio à pesquisa e à proteção do meio ambiente, entre eles:

FrancEcolab – um projeto dinâmico e inovador que visa sensibilizar escolas e jovens para a defesa do meio ambiente, com um foco especial este ano sobre a poluição do oceano e dos rios. Em 2021, cerca de cinquenta escolas de todo o Brasil participaram do FranEcolab e 655 jovens fazem parte do projeto de formação de jovens defensoras e defensores do oceano e dos rios.

Amazonix – uma parceria entre Institutos franceses, como IRD e Ifremer, e várias universidades brasileiras em torno de um projeto de cooperação para estudar a influência do rio Amazonas no ecossistema marinho e analisar a poluição que afeta esta região.

O programa da escala do TARA em Salvador:
Segunda-feira (11/10) e Terça-feira (12/10):
Visita pública das 9h às 11h / 14h às 16h
https://www.weezevent.com/tara-tara-esta-em-salavdor-de-bahia

Terça-feira (12/10):
Evento das 15h às 18h

15h – Atividade de coleta de lixo plástico na praia do Farol da Barra e diálogo com especialistas sobre a questão do plástico no mar. Aberto a todos

16h – Performance do artista Menelaw com 30 crianças.

17h – Conferência “Nosso Oceano Atlântico” no Forte Santo Antônio da Barra

Link de inscrição para a conferência:
https://www.weezevent.com/tara-esta-chegando-em-salvador-evento-cultural-e-ambiental

Quarta-feira (13/10):

19.30PM Curtas-metragens / Troca com a equipe e cientistas da Missão Tara / Exibição do filme Planet Ocean, de Yann Arthus-Bertrand e Michaël Pitiot
https://www.weezevent.com/film-debate-a-fundacao-tara-ocean-descobrindo-os-povos-invisiveis-do-oceano

Exposições:
De 21 de setembro a 7 de novembro:

A exposição “Plástico no mar: as soluções estão em terra”, na Aliança Francesa de Salvador, com ilustrações e infográficos sobre os problemas causados pela poluição plástica e soluções para limitar seu impacto.

De 24 de setembro a 05 de dezembro:
Exposição IRD “Matérias plásticas: vidas selvagens”, no Museu Náutico da Bahia – Forte de Santo Antônio da Barra, entrada gratuita, de segunda a domingo sempre das 10h às 18h

Serviço:
 

O quê? Navio Laboratório TARA.

Quem? Iniciativa da fundação francesa Tara Océan .

Quando? Estará atracado na Marina de 10 a 14 de outubro (a visitação acontecerá nos dias 11 e 12 de outubro)

Como? Acesso com inscrições prévias através do
(https://www.weezevent.com/tara-tara-esta-em-salavdor-de-bahia)

Quanto? Gratuito
(07.10.2021)

OUTRAS NOTÍCIAS