Mutirão de vacinação contra febre-amarela no Alto do Papagaio e SIM

Os bairros SIM e Alto do Papagaio serão alvo de um mutirão de vacinação contra a febre-amarela nesta quinta e sexta-feira. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica.

Os pontos de vacinação serão o Corredor dos Araçás, em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil José da Costa Falcão, no SIM; e o Condomínio Residencial Alto do Papagaio, na rua Ribeiro Lopes, no Alto do Papagaio.

MACACOS MORTOS  

O quantitativo de macacos encontrados mortos em Feira de Santana foi tema de uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, na tarde terça-feira, 4, com a presença de representantes do Centro de Controle de Zoonoses(CCZ), equipe de entomologia, agentes de endemias e biomédicos.

Em Feira de Santana foram encaminhadas 23 amostras de epizootias de primatas para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), somente 2 desses casos foram confirmados até o momento com febre amarela, um encontrado no bairro SIM e outro no Alto do Papagaio. Os demais macacos encontram-se em investigação.

Segundo a coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, dos primatas o mais propenso a desenvolver a doença é o da espécie Cebus. Ela alerta também que apesar de algumas pessoas ainda terem o costume de criar esses animais, estes não são animais domésticos.

A secretaria tem intensificado as ações para o combate da doença, o bloqueio com a bomba costal em áreas que foram encontrados animais é uma dessas. A orientação é que ao encontrar um animal doente ou morto a população deve entrar em contato com o CCZ através do telefone 3614-3613, a notificação imediata é importante para a investigação do caso. A secretaria alerta para que as pessoas não matem os primatas, pois eles não são transmissores da febre amarela.

|SECOM

OUTRAS NOTÍCIAS