Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Ministério da Educação apresenta novo formato do Enem a partir de 2024

Ministério da Educação apresenta novo formato do Enem a partir de 2024

O Ministério da Educação (MEC) apresentou na quinta-feira (17) os detalhes de como será realizado o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As mudanças são válidas a partir de 2024 e visam suprir as alterações criadas pelo novo Ensino Médio, que começou a ser aplicado neste ano.

O exame continuará dividido em duas etapas. A primeira, realizada em um dia, é composto pela prova de redação e por questões interdisciplinares, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular. Essa primeira prova será a mesma para todos os alunos.

No segundo dia, o exame irá abarcar os conhecimentos que fazem parte da escolha do aluno na nova grade do Ensino Médio. Ou seja, o estudante deverá escolher entre um dos blocos abaixo durante o seu momento de inscrição na prova.

Bloco I – Linguagens e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Bloco II – Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Bloco III – Matemática e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Bloco IV – Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Com relação ao formato das questões, o MEC afirmou que caberá ao Inep montá-las e decidir quais formatos serão utilizados. Atualmente, a prova é composta apenas por questões de múltipla escolha. A expectativa é que este novo Enem conte também com questões dissertativas.

Informações; Olá Bahia

OUTRAS NOTÍCIAS