Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Ministério celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Ministério celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dia Mundial da Conscientização do Autismo – ou Dia Mundial do Autismo – é comemorado nesta terça-feira (02). Na data, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno que atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo, sendo cerca de dois milhões no Brasil. O autismo afeta a maneira como indivíduos se comunicam e interagem.

Criado em 2008 pelas Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia é lembrado com a iluminação azul (cor que representa o autismo) em prédios e monumentos em todo o mundo.

Valorização

Para a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do ministério, Priscilla Gaspar, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é importante para garantir direitos. “Essas pessoas com TEA devem ser vistas como absolutamente capazes”, enfatiza.

A gestora aponta campos que devem ser priorizados em benefício das pessoas com autismo. “Entre as áreas, há questões relacionadas à inserção laboral, educação inclusiva, levantamento de dados sobre o número de pessoas com autismo no país, incentivo à pesquisa e regulamentação da moradia para vida independente”.

“Entretanto, as políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência, de caráter geral, já garantem o usufruto de direitos desse segmento. É preciso, para avançar na garantia dos direitos das pessoas com autismo, atuar nas especificidades próprias desse grupo, considerando a neurodiversidade e o empoderamento das pessoas com autismo, na perspectiva de promoção de seus direitos, conjuntamente com as áreas setoriais, sociedade civil, estados e municípios”, completa a secretária.

 

OUTRAS NOTÍCIAS