Mesmo com adiamento de prova, inscrições do Enem encerram-se hoje(22)

Inep altera calendário e Enem Digital fica para novembro

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se encerram nessa sexta-feira, 22, às 23h59min. Mesmo com o anúncio do adiamento da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) declarou em nota que “para que todos os procedimentos preparatórios sejam cumpridos, faz-se necessário concluir o processo de inscrição”. A data de aplicação ainda segue sem definição.

Devido à permanência da data para o encerramento das inscrições, o PSOL entrou com uma ação na Justiça Federal de São Paulo. De acordo com o UOL, o processo visa estender o prazo dado para os alunos se inscreverem.

Na ação, o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), solicita ao Judiciário que a data final para inscrição seja suspensa até a revogação do estado de calamidade pública causado pela pandemia do novo coronavírus. Se não, pede que seja “até que as medidas de isolamento social sejam encerradas em todo o País”.

O que ainda não se inscreveram podem realizar a inscrição por meio do site do Enem. O valor cobrado é de R$ 85 e pode ser pago até 28 de maio. Se o estudante se encaixar nos critérios para obter isenção do valor, ele não precisa pagar a taxa.

Ainda sem dia para aplicação para a prova, o Inep declarou que uma nova data para o exame será estabelecida após consulta realizada com os inscritos. O adiamento pode ser de 30 a 60 dias, o que significa que a aplicação irá ocorrer entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

OUTRAS NOTÍCIAS