Mais de 22 milhões de unidades de medicamentos distribuídas pela Central Farmacêutica este ano

Em Feira de Santana, mais de 22 milhões de unidades de medicamentos foram distribuídas, entre janeiro e até o início de agosto deste ano, pela Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) do município. Entre os remédios mais dispensados estão losartana, metformina e AAS.

Quase 120 medicamentos fazem parte do elenco da CAF e estão disponíveis pelo setor, entre eles antibióticos, antiparasitários, antifúngicos, antianêmico, anti-hipertensivos, para diabetes, feridas e úlceras, fitoterápicos, hormônios, saúde da mulher, saúde mental, urgências e emergências e soluções.

Aos pacientes diabéticos são fornecidos metformina, glibenclamida, insulinas e fitas de glicemia e glicosímetro. Já os pacientes hipertensos podem ter acesso a amiodarona, anlodipino, digoxina, enalapril, espironolactona, furosemida, hidroclorotiazida, losartana, metildopa, isossorbida, propranolol, captopril. 

À saúde da mulher são cedidos hormônios, contraceptivos orais e injetáveis, dispositivo intrauterino (DIU) e preservativos. Para a rede de saúde mental, são ofertados 23 tipos de medicamentos, a exemplo do ácido valpróico, amitriptilina, fluoxetina, clonazepam, diazepam, haloperidol, risperidona, fenitoína, fenobarbital, nortriptilina e prometazina.

O coordenador da CAF, Ícaro Lopes, ainda destaca que, após a pandemia, aumentou a procura de medicamentos para pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Segundo ele, o setor é responsável pelo abastecimento das unidades de atenção primária, conhecidas popularmente como postos de saúde, e o Serviço Móvel de Urgência (SAMU). 

“A entrega da medicação é feita somente com apresentação do receituário médico e documento de identidade na unidade de saúde. Caso o paciente não tenha a receita, deverá ser avaliado pelo médico do local a fim de ser avaliado para ter o medicamento dispensado pela farmácia”, ressaltou.

Secom

 

OUTRAS NOTÍCIAS