Mais de 150 casos da Covid foram detectados no fim de semana em Feira

Healthcare,Worker,With,Protective,Equipment,Performs,Coronavirus,Swab,On,Caucasian

Dos 190 exames para diagnóstico da Covid realizados no último fim de semana, 159 tiveram resultado positivo – o que representa 83% dos casos. Os dados são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e apontam ainda o total de 22 pacientes internados pela doença até domingo (11).

Parte dos pacientes diagnosticados realizaram o exame no Mercado de Arte Popular e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha – estratégia adotada pela Prefeitura de Feira para ampliar o diagnóstico.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, a oferta do exame está sendo intensificada para detectar a doença em tempo hábil e reduzir a cadeia de transmissão.

“Com o aumento de casos, uma das nossas estratégias tem sido estimular a comunidade a fazer o exame promovendo ações de testagem a cada fim de semana em um local diferente da cidade”, destacou Carlita.

A coordenadora aponta ainda que a maioria das pessoas infectadas que estão vacinadas tem apresentado sintomas leves que podem ser confundidos com a gripe ou resfriado.

“Muitos podem estar infectados e transmitindo para outros pensando que estão com uma virose comum. É importante ir até uma unidade de saúde para fazer o teste e descartar a possibilidade de ser Covid”, orienta.

O exame disponibilizado nas Unidades Básicas e de Saúde da Família é o teste rápido de antígeno – feito por meio de amostra nasal e apresenta o resultado em menos de 20 minutos – realizado por ordem de chegada de segunda a sexta-feira.

Nas UPAs e policlínicas municipais são realizados o RT-PCR e o teste rápido de antígeno. O serviço é ofertado gratuitamente todos os dias, das 7h às 19h.

O critério para fazer o exame é ter ao menos um sintoma gripal ou se teve contato com pessoas que testaram positivo, mas está assintomático. Para fazê-lo, é necessário levar documento de identidade e cartão SUS.

OUTRAS NOTÍCIAS