Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin

Líderes de classe das escolas estaduais participam de encontros em diferentes territórios da Bahia

Líderes de classe das escolas estaduais participam de encontros em diferentes territórios da Bahia

Os estudantes líderes de classe das escolas da rede estadual de ensino continuam participando, ao longo deste mês, do VI Encontro Territorial de Líderes de Classe, em seus respectivos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Nesta quinta-feira (9), o evento aconteceu simultaneamente em Vitória da Conquista (NTE 20), Eunápolis (NTE 27) e Amargosa (NTE 09) seguindo todos os protocolos de biossegurança recomendados. A iniciativa visa promover o intercâmbio de experiências entre os estudantes eleitos nas funções de líder territorial, municipal e escolar e o protagonismo juvenil, com o objetivo de contribuir para a gestão democrática e participativa das escolas.

Segundo o coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Jocivaldo dos Anjos, dentre os maiores ganhos que ele tem percebido nos encontros territoriais está a auto-organização. “Os líderes estão se despertando e criando grêmios em muitos dos lugares que tenho passado. Também estão pautando a SEC para a construção de uma agenda que dê conta da dimensão da juventude estudantil do ano de 2021. Desta forma, eles propõem uma educação que lhes permita ser ouvidos, respeitados e considerados nas decisões. Assim, ajudam a formar uma escola de maior pertencimento mútuo e plural”, destacou.

Em Eunápolis, a líder de classe Roberta Zaíra Walker, 17, 2º ano, do Colégio Estadual Polivalente de Belmonte, localizado em Belmonte, falou sobre a importância do encontro. “A participação dos líderes de classe na formação e construção da educação é de extrema importância. E é isso que queremos proporcionar, a participação ativa dos estudantes”. Já o vice-líder Kayck Pires, 16, do mesmo colégio e turma, afirmou que o “encontro vem para complementar ainda mais os conhecimentos de como atuar como líder”.

No município de Vitória da Conquista, a líder de classe Carla Regiane Amorim, 16, 1º ano, do Colégio Estadual de Piripá, localizado em Piripá, disse que gostou dos temas abordados no encontro. “Este encontro é importante para a troca de experiências para a gente entender o que é essa liderança e para compartilhar ideias de como podemos inovar a partir de novas possiblidades”.

Quem também participou do mesmo encontro foi a líder de classe Noemi Pereira, 18, 3º ano, do Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu, de Jacaraci. “Neste encontro, tivemos a oportunidade de conhecer pessoas novas, trocar conhecimento, além de discutir sobre liderança e alguns programas do governo, a exemplo do Educar para Trabalhar”, comentou.

O VI Encontro Territorial de Líderes de Classe ainda acontece nos dias:

– 10/12 – NTE 08 (Itapetinga), NTE 12 (Macaúbas) e NTE 22 (Jequié);

– 13/12 – NTE 05 (Itabuna) e NTE 26 (Salvador);

– 14/12 – NTE 13 (Caetité) e NTE 15 (Ipirá);

– 15/12 – NTE 19 (Feira de Santana);

– 16/12 – NTE 06 (Valença) e NTE 14 (Itaberaba);

– 17/12 – NTE 01 (Irecê) e NTE 03 (Seabra);

– 21/12 – NTE 02 (Bom Jesus da Lapa).

Informações: SEC

OUTRAS NOTÍCIAS