Laticínios podem reduzir doenças crônicas

Bottle of baked milk, curd, farmers cheese, sliced yellow cheese and toasts with blueberries on wooden chopping board
Bottle of baked milk, curd, farmers cheese, sliced yellow cheese and toasts with blueberries on wooden chopping board

Para quem não tem intolerância à lactose, uma boa notícia: os laticínios podem reduzir a ocorrência de doenças crônicas. Por isso, é importante incluí-los em um plano de alimentação saudável.

Estudos mostram que alimentos lácteos ricos em nutrientes ajudam a reduzir o risco de hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Os produtos são fontes importantes de cálcio e vitamina D, que ajudam a melhorar a saúde óssea, especialmente em crianças e adolescentes, e a prevenir o aparecimento de osteoporose em adultos, explica a nutricionista Liz Galvão. “O consumo de três porções de leite desnatado ou sem gordura, iogurte ou queijo todos os dias pode reduzir o risco de perda progressiva de massa óssea, sobretudo nas fases de pico dessa construção”, afirma.

Segundo ela, pesquisas indicam ainda que, para maiores de 9 anos, desfrutar de três porções de leite, queijo ou iogurte todos os dias pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, doença arterial coronariana e derrame. Além disso, os alimentos lácteos também ajudam a reduzir a inflamação do organismo.

Fonte: metropoles

OUTRAS NOTÍCIAS