Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on google
Share on email
Share on linkedin

Jornada virtual debate cuidado e garantia do direito de aprender

Jornada virtual debate cuidado e garantia do direito de aprender
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) participou, nesta quarta-feira (20), da abertura da jornada virtual promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação – sessão Bahia (UNDIME- BA), que segue até o dia 22 de janeiro, com o tema “A Bahia mobilizada entre o cuidar e a garantia do direito de aprender”. O evento, transmitido no canal da UNDIME, no YouTube (https://bityli.com/fNccD), visa proporcionar aos dirigentes municipais de Educação, equipes técnicas das secretarias, gestores escolares e educadores momentos de reflexões, orientações e troca de experiências sobre os caminhos e as possibilidades do trabalho educativo neste contexto da pandemia da Covid-19, tendo como foco a garantia do direito de aprender.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância do cuidado e zelo em prol da Educação. “Este é um momento importante de recepção dos novos secretários e este evento fala de acolher, pois o cuidado e a aprendizagem nunca podem ser colocados como contraditórios. É preciso cuidar das pessoas que fazem a educação, como professores, gestores, secretários e secretárias, para a gente poder continuar fazendo um bom processo de aprendizagem. São duas coisas que andam lado a lado, independentemente de pandemia. Quando se trata das condições de trabalho, remuneração, formação inicial e continuada, tudo isso é um aparato de zelo e preocupação com a Educação. Não existe Educação sem cuidado, amor e desafios”. 
 
O presidente da UNDIME Bahia, Williams Panfile, falou da importância do evento. “A nossa jornada virtual tem como objetivo principal trazer informação para os municípios que estão iniciando suas gestões,  além de toda a nossa preocupação de cuidar e estar próximo do aluno, bem como garantir esse direito de aprender. É um momento de elucidar questões, tirar dúvidas de como cada município precisa andar a partir de agora, trazendo questões como o ensino híbrido e de como se planejar esse retorno às aulas”. 
 
A presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, abordou sobre o tema “Possibilidades de planejamento e organização do ano letivo no continuum 2020/2021”. “Do ponto de vista educacional, nós temos muitos legados de aprendizado do ano de 2020. Os municípios, os estados e as redes do Brasil inteiro se reinventaram, mostrando a importância da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na reorganização das redes. O ano mostrou que a profissão docente foi muito valorizada. O CNE teve um papel fundamental na mobilização do setor Educação, além da mobilização da UNIDIME e da UNCME, com suas redes,  e o Congresso Nacional teve um papel extraordinário na aprovação do novo FUNDEB, que já começou a funcionar neste ano”, enumerou.
 
O encontro também contou com a participação do presidente nacional da UNDIME, Luiz Miguel Garcia; do presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), Paulo Gabriel Nacif; da coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Gilvânia Nascimento; do coordenador de Programa da UNDIME, Renê Silva; e do prefeito de Santana e representante da União dos Municípios da Bahia (UPB), Marcão Cardoso.
 
Informação:
Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia
 
Jornada virtual debate cuidado e garantia do direito de aprender

OUTRAS NOTÍCIAS