Homens a partir dos 45 anos podem realizar exames para diagnóstico do câncer de próstata

SMS-NOVEMBRO-AZUL-NA-ATENTO-FOTO-RAYLLE-KETLLY-2

Cuidar da saúde também é coisa de homem. A partir da próxima terça (8) a Prefeitura de Feira dará início a campanha Novembro Azul, mês de alerta para o diagnóstico do câncer de próstata. Homens entre 45 e 49 anos, com histórico familiar da doença, e homens de 50 a 75 anos podem realizar o exame laboratorial Antígeno Prostático Específico (PSA) – capaz de detectar o câncer e outras condições de maneira precoce.

Para realizar o exame, o público masculino nesta faixa etária deve procurar a unidade de saúde a qual é cadastrado. O paciente vai receber a guia com a solicitação dos exames laboratoriais de rotina e o PSA após avaliação do médico ou enfermeiro.

De acordo com a enfermeira referência técnica em Saúde do Homem, Vanessa Freitas, os atendimentos vão ocorrer por livre demanda.

“Os exames podem ser realizados em qualquer laboratório particular que tenha convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS)”, orienta.

A campanha tem como propósito chamar atenção do público masculino para o cuidado com a saúde de forma integral, com destaque para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

OUTRAS NOTÍCIAS