Governo do Estado e professores da UEFS retomam diálogo

governo-do-estado-e-professores-da-uefs-retomam-dialogo
Membros de associações de professores das universidades estaduais da Bahia se reuniram, nesta quarta-feira (3), com representantes do governo do Estado para discutir a pauta de reivindicação da categoria. O encontro foi intermediado pelo líder governista na Casa de Leis, deputado Rosemberg Pinto (PT).
“Muito importante a reabertura desse canal de diálogo. O Parlamento cumpre seu papel de informar ao Executivo que o movimento docente está querendo dizer algo”, destacou o parlamentar petista.
Este foi o segundo encontro entre o Fórum das Associações, entidade que reúne diversas representações dos docentes dos institutos de ensino superior mantidos pelo Estado, e a Alba. Além das representações sindicais, participaram da reunião membros das Secretarias Estaduais de Educação (SEC), de Relações Institucionais (Serin) e de Administração (Saeb). Para o superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone, o mais importante do encontro foi o restabelecimento do diálogo.
“O momento não é de, em duas ou três vezes que se sentar, resolver os problemas. Vivemos uma situação que não temos como resolver a curto prazo. O cenário é complexo, temos demandas de todo o funcionalismo. Esperamos que o grupo tenha compreendido e que a gente tenha aberto essa possibilidade de um diálogo permanente para uma solução gradativa, de médio e longo prazo”, frisou o técnico da pasta. Além de Tambone, participaram o chefe de Gabinete da SEC, Március Gomes, e a coordenadora de Articulação Social da Serin, Mary Cláudia Cruz e Souza.
Para André Uzêda, professor da Universidade Federal de Feira de Santana (Uefs) e coordenador do Fórum das Associações Docentes, o balanço é positivo.
“O governo está mais sensibilizado e os Fóruns das ADs quer sim negociar. Não estamos convocando uma assembleia para discutir uma greve sem antes negociar. Nesse sentido, a reunião foi muito proveitosa, apesar de ainda ser muito pouco, mas foi positivo. Agora vamos sentar e decidir”, disse o educador.
Uma reunião ficou acertada para a próxima segunda-feira (8) entre os docentes sindicalistas e representantes da gestão estadual para voltar a discutir a pauta das reivindicações apresentada pelos professores.

OUTRAS NOTÍCIAS